21 DEZ 2022
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Meio Ambiente de Santo André realiza primeira eleição para Conselho Gestor de Proteção dos Animais
Protetor Rubens Lopes de Oliveira foi eleito para o biênio 2023/2024

Santo André, 21 de dezembro de 2022 - A Secretaria de Meio Ambiente de Santo André realizou a primeira eleição para escolher um representante da sociedade civil do Conselho Gestor de Fundo Municipal de Proteção dos Animais (CGFMPA). O pleito aconteceu na última terça-feira (20) e teve três candidatos: Elisangela Cristina Zandoná Leone, protetora da Cãociência; Rubens Lopes de Oliveira, protetor do Animal Cidadão; e a professora Sandra Regina da Cunha. Rubens Lopes de Oliveira foi o eleito para o biênio 2023/2024.

O Conselho traz uma nova política para a causa animal, especialmente na gestão dos recursos arrecadados para o Fundo Municipal de Proteção Animal. É composto pelo secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli; pelo diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, Evandro Rosa; um representante da Secretaria da Saúde; um representante da Secretaria de Gestão Financeira; e um representante da sociedade civil com atuação reconhecida na proteção dos animais.

Outros objetivos que competem ao CGFMPA são: estabelecer normas e diretrizes para a gestão do Fundo Municipal de Proteção Animal; aprovar as operações financeiras; financiar planos, projetos e ações governamentais e não governamentais; adquirir equipamentos necessários às ações; treinar e capacitar recursos humanos para as atividades; prestar contas da gestão conforme a lei; custear e financiar ações de controle, além de fiscalizar e defender o bem-estar animal por meio de iniciativas feitas pelo município.

“A eleição do Conselho demonstra o quanto a cidade de Santo André leva a sério a causa animal, que geralmente só fica na exploração política. A administração desenvolve, todos os dias, ações para o bem-estar animal”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

A posse deverá ocorrer na segunda quinzena de janeiro.

Quem é Rubens Lopes de Oliveira - Com formação em administração de empresas e especialização em Gestão de Recursos Humanos na área da Saúde, Rubens Lopes de Oliveira, 58 anos, é natural de São Paulo e morador da Recreio da Borda do Campo, em Santo André,  desde 2006.

Fundador e presidente da Associação do Bem-Estar e Segurança Animal e do Animal Cidadão, a história desse andreense de coração com a causa animal começou desde a chegada no município com a adoção de um filhote de labrador amarelo chamado Toby, que só trouxe amor à família. A partir da convivência com o cachorro, descobriu que a sua vida seria em função dos animais que sofrem com maus tratos. Atualmente, o protetor cuida de 57 cães e uma gata.

imprensa@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142