23 DEZ 2022
BANCO DE ALIMENTOS
Santo André inaugura unidade do programa Cozinhalimento junto ao Banco de Alimentos
Espaço é equipado com cozinha industrial e tem como objetivo capacitar, conscientizar e ajudar

Santo André, 23 de dezembro de 2022 – O Fundo Social de Solidariedade de Santo André recebeu nesta sexta-feira (23) um importante aliado no ramo da segurança alimentar. Em parceria com o Governo do Estado foi inaugurada a sede andreense do programa Cozinhalimento, ao lado do Banco de Alimentos, dentro da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André).

Equipado com cozinha industrial, o espaço visa fortalecer a capacitação profissional na área culinária, gerando renda e viabilizando a produção e distribuição de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Promovido pela Secretaria de Agricultura de São Paulo em parceria com o Fundo Social de São Paulo, o programa Cozinhalimento terá 306 cozinhas espalhadas pelos municípios do Estado. A unidade andreense foi a 51ª inaugurada, sendo a segunda do ABC. O espaço conta com equipamentos profissionais, que poderão auxiliar na preparação e habilitação de agentes multiplicadores para ações de segurança alimentar sustentável, além de promover a conscientização para práticas alimentares saudáveis e equilibradas, incluindo o combate ao desperdício e incentivando o aproveitamento de alimentos.

“É um projeto muito importante para a gente do Banco de Alimentos e da Escola de Ouro Andreense. Graças a uma importante parceria com o Governo do Estado, a partir do ano que vem os cursos de capacitação profissional na área culinária serão ofertados de outra forma. Equipamentos de última geração para capacitar cada vez mais os nossos andreenses”, festejou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Serra. “Temos conseguido pouco a pouco transformar as vidas das pessoas de Santo André e levar mais dignidade a elas, o que é justamente o intuito deste projeto: levar segurança alimentar e transformação através da capacitação profissional”, continuou.

O prefeito Paulo Serra foi além e lembrou das ações realizadas recentemente na cidade justamente nessa área, que agora se fortalece com mais este equipamento. “Vimos na pandemia o quanto a segurança alimentar foi importante. Foram mais de 80 mil famílias que não conseguiam trabalhar naquele momento e graças ao Banco de Alimentos e à Santo André Solidária conseguiram passar pelo pior momento da história da humanidade moderna. Santo André foi exemplo. Não faltou leito, respirador, máscara, vacina e, principalmente, comida na mesa. Segurança alimentar á política pública em Santo André”, declarou.

“É um prazer inaugurar a 51ª das 306 cozinhas que disponibilizamos pelo Estado. Este é importante projeto, um equipamento de segurança alimentar incrível, porque por meio dele a gente pretende capacitar pessoas. Não queremos só dar o pão, mas ensinar a fazer o pão. E, além disso, incentivar tanto o empreendedorismo como o consumo alimentar de maior qualidade”, exaltou a nutricionista do Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria de Agricultura do Estado, Sizele Rodrigues, que esteve acompanhada pelo chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, Ricardo Lorenzini Bastos.

“O Cozinhalimento é o maior projeto de equipamentos de segurança alimentar instalado no país. Parece que é somente cozinha industrial, mas vem para desenvolver também ações sociais, vai servir para implantação do Bom Prato Móvel, como outras atividades e programas a serem desenvolvidos. Esse projeto não é um projeto de instrumentalização e assistência, mas de transformação das pessoas, para que se tornem independentes, ganhem seus recursos e possam adquiram alimentos”, afirmou o subsecretário de Abastecimento e Segurança Alimentar da Secretaria da Agricultura do Estado, Celso Matsuda, que elogiou o trabalho desenvolvido em território andreense.  “Santo André é uma cidade referência nessa área. Tem um Banco de Alimentos que é referência, é exemplar, o melhor do Estado. Vamos tornar este Banco de Alimentos um modelo”, complementou.

Diversos cursos são oferecidos pelo programa, como sanduíches frios; patês e canapés; biscoitos; salgados; aproveitamento de alimentos; brinque e aprenda; alimentação da gestante, amamentação e alimentação da criança até 1 ano de vida; diet; soja; suínos; microondas; treinamento para manipuladores de alimentos; congelamento de alimentos; bolos; e pães caseiros.

“Essa cozinha vai conseguir aperfeiçoar a qualidade dos cursos que a gente já oferece. Ela é muito importante porque possibilita, inclusive de acordo com a vocação da nossa cidade – cada vez mais receptiva aos investimentos gastronômicos –, que os participantes tenham contato com equipamentos industriais de cozinha que podemos encontrar nos restaurantes de Santo André", disse Ana Carolina Serra.

“Assim como os cursos do Fundo Social de Solidariedade, que já capacitaram mais de 50 mil pessoas, qualquer munícipe pode participar. Basta acessar o site da Escola de Ouro ou o aplicativo, acompanhar as datas e se inscrever. Podemos receber todos que tenham interesse na formação, tanto para estar aptos a trabalhar em casa, quanto para oferecer ao mercado de trabalho de forma qualificada, com a mesma qualidade que qualquer curso particular pode oferecer”, finalizou a primeira-dama andreense.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142