26 DEZ 2022
Semasa amplia locais para descarte de gesso em Santo André
Ecopontos Ana Maria e Ipanema passam a receber o material a partir desta segunda-feira

Santo André, 26 de dezembro de 2022 – As Estações de Coleta Ipanema e Ana Maria começaram a receber nesta segunda-feira (26) resíduos de gesso descartados pelos moradores e profissionais gesseiros de Santo André. Os dois ecopontos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) juntam-se à unidade Antonina, que já estava apta a receber descarte de gesso desde o ano passado.

A ação ocorre em parceria com a Multiplus, recicladora de gesso e responsável pela destinação e logística reversa deste tipo de material. Toda a operação, que envolve a disponibilização das caçambas, transporte e reciclagem do resíduo é responsabilidade da empresa, ou seja, sem custo para o poder público.

A ampliação do serviço é importante para o meio ambiente e também o cumprimento de mais uma etapa da Política Nacional de Resíduos Sólidos, conforme destaca o superintendente do Semasa, Gilvan Junior. “Assim como outros resíduos, o gesso – quando descartado de forma incorreta – pode contaminar o solo e água. Com apoio da iniciativa privada, conseguimos ampliar os locais de recebimento deste tipo de material e, ainda, contribuímos para a redução do descarte irregular de lixo nas ruas”.

A Multiplus faz o processamento do material que pode servir a três nichos de mercado, como matéria-prima para empresas cimenteiras, do ramo agrícola ou mesmo no processo de fabricação do próprio gesso. Em 2022, o Semasa recolheu 566 m³ de gesso, que foram descartados pela população na Estação de Coleta Antonina. Para realizar a destinação no ecoponto, o gesso deverá estar livre de outros materiais, como cimento ou azulejos. Assim como os outros materiais já recebidos para descarte nas Estações de Coleta, cada morador poderá entregar, por mês, até 1 m³ de gesso, ou seja, o equivalente a 10 sacos de 100 litros de lixo.

Os endereços e horários de funcionamento das Estações de Coleta que realizam a recepção deste material são:
Funcionamento de domingo a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 17h (incluindo feriados)

• Antonina
Avenida Engenheiro Olavo Alaysio de Lima, 945 (esquina com a Rua Alemanha) – Jardim Santo Antônio.
• Ipanema
Avenida Capitão Mario Toledo de Camargo, 2.955 – Jardim Ipanema
Funcionamento de segunda a sábado, das 9h às 12h e das 13h à 17h (incluindo feriados)
• Ana Maria