27 DEZ 2022
SAÚDE
CHM de Santo André passa por transformação em 2022 e amplia capacidade de atendimento
Principal hospital da cidade recebeu investimentos em infraestrutura e tecnologia e atende quase 7 mil pessoas por mês
Santo André, 27 de dezembro de 2022 - Referência em assistência hospitalar em Santo André, o CHM (Centro Hospitalar Municipal) passou por transformação em 2022. Todos os setores e os três andares - além dos subsolos - do equipamento passaram por reforma com o objetivo de transformar o local, que completou 110 anos em abril, em um dos mais modernos do ABC. Entre as intervenções, uma das mais comemoradas foi a implantação da videolaparoscopia (cirurgia realizada com auxílio de câmera), que permitiu dobrar o número de cirurgias na comparação com o início do ano, passando de 430 para 800 procedimentos por mês.

A reforma está resolvendo problemas crônicos do equipamento como infiltrações, vazamentos, além do elevador. Os dois modelos antigos, que saiam de operação com frequência, foram substituídos por dois equipamentos novos e modernos. Também foram trocados os dois monta-cargas (elevadores para transporte de cargas) do hospital, trazendo mais agilidade e segurança aos pacientes e funcionários.

Muitos outros setores que não são visíveis ao munícipe, mas fundamentais na gestão do equipamento, também foram reformados como a cozinha, rouparia, lavanderia, farmácia entre outros. Corredores também tiveram os pisos trocados para garantir mais segurança. Além da substituição de revestimentos e correções de infiltrações, os espaços foram reorganizados, ampliando os acessos e melhorando o fluxo.

A transformação do equipamento foi intensificada com a chegada do sanitarista Victor Chiavegato à direção do CHM, em julho. Depois de ter conduzido a montagem e administrado os hospitais de campanha de Santo André durante a pandemia, ele assumiu a função de diretor geral da Rede de Atenção Hospitalar de Santo André, que inclui a administração do Hospital da Mulher. Com uma gestão mais próxima e vivendo os problemas de perto, ele atuou junto à equipe da Secretaria de Saúde para transformar o hospital.

“Aceitei o desafio de administrar a rede hospitalar de Santo André mesmo sabendo dos desafios. O principal deles era trazer modernidade ao CHM, que é um hospital muito antigo, com problemas hidráulicos e elétricos. Agora estamos conseguindo reformá-lo para conseguir garantir um cuidado melhor para o usuário. Atualmente você não vê mais infiltrações, macas nos corredores, pias e vasos sanitários quebrados. Conseguimos dar uma outra cara para o hospital”, comemora Chiavegato.

Como parte da modernização do CHM já foram entregues a reforma do Centro de Diagnósticos, que possibilitou o aumento do número de salas de ultrassonografia, que passaram de duas para quatro, modernização do Centro Médico de Especialidades, ampliação do pronto-socorro, criação de uma nova UTI (Unidade de Terapia Intensivo), além da entrega de novas alas de psiquiatria, com ampliação no número de leitos.

As mudanças se refletem em números. Com cerca de 13.500 metros quadrados de área construída, atualmente o CHM recebe em torno de mil pessoas por dia, entre pacientes e acompanhantes. Além de cerca de 800 cirurgias realizadas por mês, são pelo menos 6 mil consultas ofertadas mensalmente. A nova estrutura permitiu a realização de várias forças-tarefas durante o ano para minimizar filas de atendimento formadas durante a pandemia.

Além dos ambientes internos, a área externa do CHM também passa por transformação. A fachada, que nunca foi reformada desde a construção do equipamento, será totalmente revitalizada e ganhará lanchonetes anexas ao lado da portaria principal, que é outra área que está sendo reformada. Também foram incluídos no processo de atualização o centro cirúrgico e a brinquedoteca.

“Estamos implantando um novo modelo de gestão. Ao mesmo tempo em que reformamos e modernizamos a nossa estrutura, temos trabalhado incansavelmente para criar um ambiente mais humanizado dentro do hospital, desde a admissão do paciente até a alta assistida. Também temos investido muito em segurança do paciente e na incorporação de equipamentos mais novos que nos permite atender um número maior de usuários”, ressalta Chiavegato, que prevê mais novidades para 2023. “Não vamos parar por aqui. Estamos transformando o CHM e vamos continuar durante todo o ano que vem”, promete.

Autor: Anderson Fattori