06 JAN 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Meio Ambiente de Santo André captura urubu em residência na Vila Luzita

Ave foi resgatada pelo Departamento de Bem-Estar Animal e solta na região do Parque do Pedroso

Santo André, 6 de janeiro de 2023 - O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente de Santo André resgatou nesta sexta-feira (6) um urubu-de-cabeça-preta, da espécie Coragyps atratus, dentro de uma residência na Vila Luzita.

Ao se deparar com o urubu, o morador entrou em contato com o Departamento de Bem-Estar Animal, que enviou uma equipe ao local. A ave estava saudável.

Por ter hábitos diurnos, a espécie é avistada frequentemente na zona urbana, geralmente planando em bandos a grandes alturas. Apesar de alimentar-se basicamente de restos de animais mortos, o urubu é importante para o meio ambiente, porque retira do solo o lixo orgânico em decomposição. Mede entre 56 cm e 74 cm e pesa de 1,2 kg a 1,6 kg.

Após a captura, o animal foi devolvido ao habitat natural, na região do Parque do Pedroso.

Solicitações de resgates de animais silvestres, reclamações e denúncias podem ser feitas pelos munícipes através do aplicativo Colab e ou pelo Sistema Integrado de Atendimento (SIA), no site da Prefeitura de Santo André. Outra opção é entrar em contato pelo telefone 0800 0191944. A ligação é gratuita.

imprensa@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142