06 JAN 2023
SAÚDE
Santo André transformará CHM em um dos mais modernos hospitais públicos da região
Intervenções estão percorrendo diversas áreas, resolvendo problemas crônicos estruturais e de fluxo de atendimento
Santo André, 4 de janeiro de 2023 – O Centro Hospitalar Municipal (CHM) de Santo André está prestes a se tornar um dos maiores e mais modernos hospitais municipais do ABC. As intervenções fazem parte do programa Qualisaúde, vêm percorrendo a estrutura física e aprimorando o processo de trabalho. A fachada do hospital, que nunca havia sido reformada desde a construção do equipamento, há 110 anos, também está passando por revitalização e ganhará uma lanchonete anexa ao lado da portaria principal.

“O CHM é um equipamento muito importante, não só para os moradores de Santo André, como para outros da região sendo referência em diversas especialidades. Tenho muito orgulho de acompanhar uma obra deste tamanho e que vai proporcionar tantos benefícios para a população daqui. É dar dignidade e atendimento de qualidade no momento em que a pessoa mais precisa e está vulnerável acometida por alguma enfermidade”, disse o prefeito em exercício Luiz Zacarias, que vistoriou as obras no local nesta quarta-feira (4).

A vistoria foi acompanhada pelo ex-secretário de saúde e atual superintendente da nova Unidade de Projetos Especiais, José Police Neto, e do atual secretário de Saúde, Gilvan Junior.

“O prefeito Paulo Serra montou uma equipe que de fato se dedica à população e que tem o sonho de entregar um CHM que promova orgulho para nossa gente. É uma decisão do prefeito fazer com que o Qualisaúde passe por todas as nossas unidades. Então o novo secretário, que tem passagem importante pelo Semasa e pela Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos, vem em um momento muito importante da saúde na cidade que é a reafirmação de uma rede absolutamente completa, premiada nacional e internacionalmente na saúde mental, com uma estrutura de 35 unidades básicas de saúde”, pontuou José Police Neto.

“Isso mostra a força da estrutura de saúde para oferecer para a população, com serviços da melhor qualidade. É para um biênio em que vamos reafirmar Santo André como uma das cidades do país com melhor saúde pública”, concluiu o ex-secretário de Saúde.

Após realizar outras duas vistorias, o atual secretário de Saúde visitou as instalações do Centro Hospitalar Municipal e elogiou o trabalho realizado pela equipe. “Hoje eu já vistoriei as unidades de saúde Capuava e São Jorge que também passam por revitalização. São vistorias importantes que estão sendo acompanhadas pelo Police Neto, que fez um excelente trabalho. É bom quando assumimos uma secretaria que possui esse ritmo de obras e modernização para darmos continuidade a um trabalho de uma gestão que possui organização e planejamento”, comentou Gilvan Junior.

Os processos de trabalho no CHM estão sendo aprimorados, assim como as ações de humanização que estão sendo ampliadas. As intervenções percorreram diversas áreas do hospital como pronto-socorro, centro cirúrgico, brinquedoteca, clínica médica, unidade de trauma, ala da psiquiatria, cozinha, administrativo, farmácia e rouparia.

A reforma vem resolvendo problemas crônicos do equipamento como infiltrações, vazamentos, além do elevador. Os dois modelos antigos, que saiam de operação com frequência, foram substituídos por dois equipamentos novos e modernos. Também foram trocados os dois monta-cargas (elevadores para transporte de cargas) do hospital, trazendo mais agilidade e segurança aos pacientes e funcionários.

Laerte Leiva Maia está acompanhando a mãe que está internada há cerca de 30 dias no CHM e aprovou as instalações. “Minha mãe tem 73 anos e está internada no hospital há cerca de 30 dias após sofrer um AVC. Passou pela emergência, pela UTI e agora está na clínica médica. O atendimento tem sido espetacular, superou minha expectativa porque tudo está novinho. Camas, piso sempre limpo pela equipe de limpeza, os quartos estão todos reformadinhos, estou gostando muito”, disse.

Autor: Rafaela Mazarin