10 JAN 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Filhote de pica-pau é resgatado em casa no Morro da Kibon
Secretaria de Meio Ambiente de Santo André capturou também família de gambás no Jardim Marek nesta terça

Santo André, 10 de janeiro de 2023 – A Secretaria de Meio Ambiente de Santo André, por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, realizou dois resgates nesta terça-feira (10), de um pica-pau-de-cabeça-amarela e de uma família de gambás-de-orelha-preta.

O pica-pau foi encontrado dentro de uma casa no Morro da Kibon, na região do Jardim Santo André, onde corria o risco de ser atacado por felinos. Por ser filhote, o animal ainda não voa. Da espécie Celeus flavescens, é conhecido também como “João Velho”. Tem a crista longa e arrepiada na cor amarela e o corpo preto por baixo.

O macho de pica-pau possui bigodes vermelhos, mede entre 27 e 30 cm e pesa de 110 a 165 gramas. Alimenta-se de formigas, cupins e frutos de pomares e da mata. A ave foi encaminhada para o Parque Municipal do Estoril, em São Bernardo.

Já a família de gambás-de-orelha-preta (Didelphis aurita) foi resgatada no jardim de uma escola no Jardim Marek. A mamãe gambá e os dez filhotinhos foram localizados pela equipe de limpeza e depois foram soltos na região do Parque Guaraciaba.

O gambá ou saruê é um marsupial que mede cerca de 37 cm de comprimento e tem 33 cm de cauda. Pesa de 1,3 kg a 1,5 kg e se alimenta de pequenos vertebrados e frutas.

Solicitações de resgates de animais silvestres, reclamações e denúncias podem ser feitas pelos munícipes através do aplicativo Colab e ou pelo Sistema Integrado de Atendimento (SIA), no site da Prefeitura de Santo André. Outra opção é entrar em contato pelo telefone 0800 0191944. A ligação é gratuita.

imprensa@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142