16 JAN 2023
SEMASA
Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana
Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30
Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.

Nesta quarta-feira (18), a iniciativa ocorre no núcleo Tamarutaca, na Vila Guiomar. Já na sexta-feira (20) é a vez dos moradores do Núcleo Pintassilva, no Parque Miami, serem beneficiados. Nos dois locais, as ações acontecem das 13h30 às 14h30. Nos mesmos endereços e horários o programa Moeda Verde também estará em ação, possibilitando que os participantes troquem materiais recicláveis por alimentos.

O ponto de encontro no Núcleo Tamarutaca fica na praça da Rua Brasílio Machado, próxima à Avenida Prestes Maia. Na comunidade Pintassilva, o endereço é Rua Pintassilva, perto do número 340.

Até novembro do ano passado, o programa Moeda Pet era realizado uma vez por mês, no Parque Central, em formato drive-thru. Agora, a ação pode acontecer até nove vezes ao mês – em comunidades onde ocorre o Moeda Verde, além da tradicional edição no parque.

De acordo com o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, responsável pelo Moeda Pet, cada participante pode levar, ou ainda doar para instituições, até três quilos de ração. Cada quilo de garrafas PET equivale a 20 garrafas de dois litros, 26 de um litro ou 36 de 600 milímetros.

Já no programa que troca recicláveis por comida é permitido levar até 150 quilos de materiais recicláveis – a cada cinco quilos de resíduos, o munícipe tem direito a um quilo de alimentos. A iniciativa é realizada pelo Fundo Social de Solidariedade, Banco de Alimentos e Semasa.
Fonte: Semasa
Autor: Susi Elena