17 JAN 2023
Santo André entrega brinquedos para crianças atendidas na USF Jardim Ana Maria
Helber Aggio
Campanha foi criada por funcionários da Unidade de Saúde da Família e já distribuiu 120 brinquedos desde o final do ano passado
Vídeo: https://we.tl/t-LxAFAExz9u

Santo André, 17 de janeiro de 2023 - Com olhar atento e curioso, Gabriela Lopes Branco, de 4 anos, admirava os brinquedos expostos na área externa da Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Ana Maria, em Santo André. A pequena, que estava acompanhada do irmão, Felipe Lopes Branco, de 9 anos, e da mãe, Danúbia Lopes Branco, escolheu um Shrek e um cachorrinho de pelúcia para brincar. A ação faz parte da campanha “Faça uma criança feliz”, criada por profissionais da unidade e que promove a doação de brinquedos.

A Agente Comunitária de Saúde (ACS) Danielle Oliveira Rosa teve a ideia de promover a campanha no momento em que estava organizando os pertences da filha no final do ano passado. Os brinquedos, que estavam em bom estado de conservação, foram colocados em papeis de presente e ficaram em uma mesa na área interna da unidade. A iniciativa ganhou força com ajuda de outros profissionais e também de usuários que se uniram a essa corrente do bem.

“A ação começou de forma despretensiosa e todo mundo abraçou a ideia porque a gente percebe que criança fica com medo quando vai tomar uma vacina ou passar no médico. Muitas vezes está doentinha, triste, e isso ajuda a desmistificar um pouco, promovendo uma experiência boa. As crianças se surpreendem, pois não imaginam o que vão encontrar quando chegam lá”, diz Danielle Oliveira Rosa, que atua como Agente Comunitária de Saúde na unidade há cerca de dez anos.

Para a gerente da USF Jardim Ana Maria, Danúbia Lopes Branco, depois de tantos desafios que a pandemia trouxe, a meta atual é fortalecer a estratégia de saúde da família. “Sempre estamos buscando formas de fazer um cuidado humanizado dentro dos princípios do SUS. Estamos construindo novas memórias para essas crianças, para que elas tenham boas recordações ao passar por qualquer atendimento na unidade”, pontua.

Devido ao grande número de doações, a mesa inicialmente usada foi substituída por uma estante que agora expõe brinquedos, livros, giz de cera e jogos na parte externa da unidade, ao lado da farmácia.

“Conforme juntamos os brinquedos, disponibilizamos para as crianças. É uma ação de uma sensibilidade sem tamanho”, completa Danúbia Lopes Branco.

A auxiliar de limpeza Rita de Cássia Amaral contribuiu com a doação dos brinquedos que o neto não utiliza mais. “Ficou lindo, perfeito. Eu tiro o chapéu e tenho muito orgulho de vocês. Em toda minha vida eu nunca vi isso em nenhum lugar e isso enche meu coração de alegria. Do jeito que as pessoas estão, só pensando em dinheiro, ver vocês fazendo essa coisa linda me deixa feliz e grata. Tenho certeza que cada um que utiliza a unidade sente gratidão no coração por tudo que vocês fazem”, diz.

Autor: Rafaela Mazarin