19 JAN 2023
Santo André inicia obras de revitalização da Biblioteca Nair Lacerda
Prédio, que também abriga as secretarias de Cultura e Educação, passa por intervenções externas e internas

Santo André, 19 de janeiro de 2023 - Um dos símbolos do Centro Cívico de Santo André, composto pelas edificações que formam o Paço Municipal, está passando por revitalização. O prédio da Biblioteca Nair Lacerda, que também abriga as secretarias de Cultura e Educação, ficará ao longo deste ano em processo de reforma interna e externa, dando sequência ao plano de recuperação do histórico complexo localizado na Praça IV Centenário.

Serão realizadas a recuperação e a impermeabilização da laje de cobertura, além das recuperações estruturais da fachada externa e da área interna do prédio. Estão sendo investidos R$ 2,5 milhões na obra.

“Nós já recuperamos o prédio do Executivo e seguimos revitalizando o patrimônio da cidade, agora com obras na Biblioteca Nair Lacerda. O Paço Municipal, que recebe tantos eventos culturais, solidários e esportivos, estará de cara nova até o início do ano que vem”, afirma o prefeito Paulo Serra.

História - Instalada inicialmente em 8 de abril de 1954 no Edifício Sion, localizado no número 76 da na Rua Coronel Alfredo Fláquer (junto à antiga Câmara), a biblioteca contava com acervo de 4 mil volumes. Depois da conclusão da construção do Paço Municipal, foi transferida em abril de 1970 para onde está até hoje. Atualmente, o acervo é formado por 185 mil itens, entre livros, publicações digitais e DVDs.

Anteriormente conhecida como Biblioteca Municipal de Santo André, foi batizada em 8 de abril de 1987 com o nome da escritora, jornalista e tradutora Nair Lacerda, que foi diretora do Departamento de Educação e Cultura à época da inauguração e teve participação direta no desenvolvimento do equipamento, como responsável por doar parte de seu acervo pessoal para o início das atividades. Outra parte foi doada por Sérgio Milliet, diretor da atual Biblioteca Mário de Andrade, na Capital.

Arquitetado pelo escritório de Rino Levi, todo o Centro Cívico andreense é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) desde 2013.

Estrutura - A Biblioteca Nair Lacerda oferece espaços para leitura e pesquisa de livros, jornais e revistas e busca promover o enriquecimento cultural da comunidade pelo empréstimo de itens que compõem seu acervo de livros, gibis, material multimídia e publicações em Braille. O equipamento também desenvolve atividades culturais para diferentes públicos.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142