24 JAN 2023
CULTURA
Projeto Okupa da Secretaria de Cultura de Santo André contempla 15 atividades em 2022
Inscrições para a ocupação dos equipamentos da secretaria seguem abertas e podem ser feitas pela plataforma CulturAZ

Santo André, 24 de janeiro de 2023 – A Secretaria de Cultura de Santo André encerrou 2022 com a realização de mais uma edição do projeto Okupa. A iniciativa, que disponibiliza os espaços públicos aos produtores culturais para a realização de atividades, contemplou durante o ano 15 projetos de 13 produtores da cidade.

Uma das participantes do projeto foi a escritora Vera Lucia Barros, que realizou o encontro literário ‘Letras Viajantes’ no CEU Ana Maria e na Biblioteca Cecília Meireles. Vera também fez o lançamento do livro ‘O Velho de Barba’ no Saguão do Teatro Municipal. Ela elogiou a oportunidade de poder utilizar de prédios públicos para a realização dos seus projetos e a acolhida que teve dos responsáveis por estes espaços.

“Com o ‘Letras Viajantes’ trouxemos autores de outras cidades, o que tornou a atividade muito produtiva, envolvendo inclusive alunos de escolas”, destaca a escritora, que já tem planos para inscrever novos trabalhos no projeto Okupa para o próximo ano.

Atividades - Entre as outras atividades realizadas durante 2022 estão a apresentação de ballet da professora e coreógrafa Ediane Andréia Dias Cangane Silva, os ensaios do Grupo Experimental de Musica (GEM), e o espetáculo de dança ‘Corpos Cotidianos’, de Ton de Mello, realizados no CEU Ana Maria. A Emia Aron Feldman recebeu os ensaios do espetáculo ‘Flores Brancas’, da Cia das Flores, contemplado pelo PROAC LAB 43/2021, o ateliê de cerâmica, com Sarah Fernandes, a apresentação do musical ‘A Caminho da Fama’, de Nicolas Carrascosa, e o espetáculo ‘Consciência Corporal’, de Pedro Camargo.

Na Casa do Olhar Luiz Sacilotto foram organizadas durante o ano as exposições ‘Linguagens do Amor’, de Giulia Alves Cardoso, e ‘Emergir’, de Kezia Lais Borges da Silva. Na Biblioteca Cata Preta, Rosimeire Lopes do Carmo realizou a oficina de bijuterias artesanais com materiais recicláveis. E a Biblioteca Cecília Meireles contou com a palestra sobre a greve dos trabalhadores metalúrgicos de Santo André na década de 1970, a cargo do historiador Mauricio Fornasiari Rivero.

O projeto - O projeto Okupa foi criado pela Secretaria de Cultura de Santo André em 2017. A iniciativa disponibiliza os equipamentos culturais aos produtores culturais da cidade para a realização de apresentações de cunho estritamente cultural como ensaios, apresentações, exposições, cursos, oficinas, workshops, saraus e grupos de estudo. Outros objetivos do Okupa são a valorização da diversidade cultural, a formação de público e a criação de ambientes propícios à criatividade e à convivência.

As inscrições do projeto para 2023 seguem abertas. Para tanto a Secretaria de Cultura disponibiliza 13 de seus espaços. O s interessados podem se inscrever pela plataforma CulturAZ: https://culturaz.santoandre.sp.gov.br/oportunidade/1515/. Mais informações: 4433-0766.

Serviço:
Inscrições para o projeto Okupa 2023
Ocupação dos equipamentos da Secretaria de Cultura de Santo André pelos produtores para a realização de atividades culturais
Inscrições exclusivamente pela plataforma CulturAZ: https://culturaz.santoandre.sp.gov.br/oportunidade/1515/
Mais informações: 4433-0766

| Texto: Dérek Bittencourt