25 JAN 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Parque Central recebe Moeda Pet neste sábado
Troca de material reciclável por ração ocorrerá em formato drive-thru, das 9h às 13h

Santo André, 25 de janeiro de 2023 - O Parque Central, em Santo André, recebe neste sábado (28) a primeira edição do Moeda Pet em formato drive-thru do ano. A troca de recicláveis será realizada das 9h às 13h, em frente à entrada do parque, na Rua José Bonifácio, na Vila Assunção.

Cada participante pode trocar um quilo de garrafas PET por um quilo de ração. Um quilo de resíduos equivale a 20 garrafas de dois litros, 26 de um litro ou 36 de 600 ml. Uma recomendação importante é que são aceitas apenas garrafas de água, refrigerante ou que tenham plástico do tipo PET na composição. É necessário que as mesmas estejam limpas e secas.

O programa permite levar para casa até três quilos por CPF presencial. Se preferir, o munícipe pode doar no local para as ONGs cadastradas.

Somente em dezembro foram recolhidas 5 mil garrafas plásticas e distribuídos 250 kg de ração. Durante o ano de 2022 foram trocadas 94.980 garrafas PET por 4.749 quilos de ração para cães e gatos pelos 1.556 participantes.

A arrecadação do material é encaminhada às cooperativas do Aterro Municipal de Santo André e vendida posteriormente com o objetivo de beneficiar as famílias cooperadas com geração de renda, ao mesmo tempo em que promove a reciclagem e contribui com o meio ambiente e social.

O programa também tem o compromisso com a educação ambiental. Ao longo da troca, para os munícipes que participam, é destacada a importância do bem-estar animal e guarda responsável, principalmente em relação à doação de ração que garante a alimentação de qualidade aos animais.

O Moeda Pet tem a participação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, do Departamento de Vigilância à Saúde, do Banco de Rações do Fundo Social de Solidariedade e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

As empresas interessadas em aderir ao programa Moeda Pet podem entrar em contato nos telefones 4433-1963 e 4433-1957 da Prefeitura de Santo André. Novos parceiros contribuirão com mais ração e consequentemente o programa poderá expandir para outras áreas da cidade, viabilizando maior número de arrecadações de garrafas plásticas e doações de ração para os pets. Dessa forma, contribuem positivamente para o meio ambiente, saúde, economia e a causa animal.

imprensa@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142