30 JAN 2023
Santo André entrega quatro novos ônibus escolares
| Foto: Helber Aggio/PSA
Veículos atenderão as Emeiefs Carolina Maria de Jesus, no bairro Cata Preta, e Chico Mendes, no Recreio da Borda do Campo
Santo André, 30 de janeiro de 2023 – A Prefeitura de Santo André apresentou nesta segunda-feira (30) quatro novos ônibus que passarão a integrar a frota do transporte escolar gratuito de alunos da rede municipal. Os veículos atenderão a demanda da Emeief Carolina Maria de Jesus, no bairro Cata Preta, e da Emeief Chico Mendes, no Recreio da Borda do Campo, transportando os cerca de 640 estudantes da região.

“A entrega destes ônibus é mais um símbolo da retomada no acesso de nossos alunos para a Educação. Desde o início da nossa gestão o desafio foi estabelecer qualidade no ensino e zerar o déficit de vagas nas creches. Nos deparamos no caminho com a pandemia que trouxe um desafio ainda maior, mas nos estruturamos rapidamente para um ensino remoto com a utilização de tablets e internet gratuita. Seguiremos realizando ações para oferecer uma estrutura completa para nossos alunos”, destacou o prefeito Paulo Serra.

Para o secretário de Educação, Almir Cicote, os veículos têm a missão de contribuir para o acesso às aulas na rede municipal. “Esse reforço na frota é uma das grandes ações que planejamos para marcar o início das aulas. Além do transporte, os alunos contarão com a entrega de materiais escolares e uniforme”, pontuou.

“Cabe destacar que a partir do programa Nenhum a Menos, continuaremos com a busca ativa para alunos identificados por evasão escolar. Uma ação como essa, que foi idealizada pela professora Cleide quando esteve à frente da Secretaria de Educação, trará benefícios para toda a rede escolar e o município”, completou Cicote.

Os quatro novos veículos entregues têm capacidade para 59 estudantes sentados, além do condutor. São equipados com plataforma elevatória veicular (Dispositivo de Poltrona Móvel) e suspensão reforçada, indicada para uso em vias pavimentadas e não pavimentadas. Com isso, os ônibus passam a integrar a frota rural que circula no município e atualmente é composta por seis ônibus e dois micro-ônibus.

O investimento total para aquisição dos ônibus foi de R$ 1,2 milhão, entre recursos do Governo Federal e da Prefeitura de Santo André.

O transporte escolar geral na cidade é realizado por meio de contrato com a empresa Diastur e inclui 18 vans adaptadas, 28 micro-ônibus, oito ônibus convencionais com plataforma cadeirante e dois ônibus convencionais. Já pela Prefeitura são 11 veículos, sendo três micro-ônibus, dois micro-ônibus adaptados, quatro vans convencionais e duas vans adaptadas. A frota viabiliza o acesso de 2,6 mil crianças às unidades escolares.

Autor: Caroline Terzi