07 FEV 2023
EDUCAÇÃO
Escolas municipais de Santo André recebem mais de 43 mil alunos na volta às aulas
Foto: Helber Aggio
Ano letivo começou nesta terça com ações de acolhimento para pais e alunos
Santo André, 7 de fevereiro de 2023 – A ansiedade para reencontrar os colegas de classe, profissionais da Educação e desbravar o conteúdo que será trabalhado neste ano letivo, estava estampada no rosto do pequeno Pedro Luiz Alloca nesta terça-feira (7). Ele, que ingressou na 5ª série do ensino fundamental da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Homero Thon, foi um dos 43.599 alunos da rede municipal de ensino de Santo André que voltaram às aulas.

“Estou muito animado. Sinto que cada ano é um papel que posso colorir e começar do zero como quiser. Vai ser muito divertido e legal”, afirmou o aluno, na companhia dos colegas de classe.

Para quem trabalha nas escolas da rede, a expectativa era de ansiedade para receber os alunos, com atenção, sorriso e desejo de boas-vindas. A diretora da Emeief Homero Thon, Solange Aparecida Pereira, explicou que o acolhimento contribui para o sentimento de pertencimento. “Nosso papel é justamente valorizar esse momento de chegada dos nossos alunos e tranquilizar os pais que seus filhos estão em um local seguro. Dessa forma a rede escolar fortalece seus vínculos”, destacou.

Ainda na Vila Homero Thon, nas dependências da Creche Pedro Cia, os pequenos já se sentiam bem à vontade no primeiro dia de retorno à escola. A aluna Luiza Nogueira, de 3 anos, com toda simpatia e carisma, tinha na ponta da língua o que mais sentiu saudades: “Da minha escola, dos meus amiguinhos e da merenda”, revelou.

A equipe da unidade infantil conta que há um empenho e envolvimento dos profissionais em um planejamento para o início das aulas. Esse movimento serve de alinhamento de rotina e envolve também reuniões com os pais no processo de adaptação. Os diálogos contribuem para que tudo corra da melhor forma possível no acolhimento e desenvolvimento do calendário escolar.

Para os pequenos, a professora Simone Maria de Lima deixa livre os espaços das salas para que eles contribuam na disposição para um ambiente acolhedor. “Investimos nas trocas dos espaços, na disposição e diversidade dos brinquedos, proporcionando vários estímulos com diferentes sensações”. Já as crianças maiores exploram os demais ambientes da unidade vivenciando atividades atuais e também algumas brincadeiras antigas, como ciranda, lencinho na mão, entre outras, além do acesso às culturas afro-brasileira e indígena.

“No acolhimento, o primeiro passo é preparar a escola para receber nossos profissionais e as crianças. Cada ambiente é como um convite, ressignificando os espaços”, pontuou o assistente pedagógico Marcelo Tadeu Marton.

“Ações como essas contribuem para esse momento importante das famílias e suas crianças, muitas vezes sendo a primeira vez que se separam para a ida à escola. Essa organização ajuda muito aos pais seguirem para suas atividades com o coração tranquilo”, concluiu Thais dos Santos, diretora da Creche Pedro Cia.

Kits - Os alunos da rede municipal de ensino estão recebendo kits de materiais que variam entre as modalidades de ensino, mas, em comum, contam com lápis preto, lápis de cor, tesoura, apontador, borracha, pasta, entre diversos outros itens – dependendo da demanda de cada nível.

Já a composição do kit uniforme é de 2 camisetas manga curta (gola V), 1 camiseta polo, 2 bermudas, 1 calça, e 1 blusão de inverno com capuz.

A Prefeitura de Santo André também investe em merenda de qualidade: os cardápios da alimentação escolar da rede municipal de Santo André são elaborados por nutricionistas de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tendo como base de alimentos como cereais, leguminosas, carnes, leite, legumes, verduras e frutas.

Autor: Caroline Terzi