10 FEV 2023
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Agentes de trânsito de Santo André realizam Operação Volta às Aulas
Equipes do Departamento de Engenharia de Tráfego foram destacados para monitorar veículos e pedestres nos horários de entrada e saída dos alunos
Santo André, 10 de fevereiro de 2023 - A Prefeitura de Santo André iniciou nesta semana a Operação Volta às Aulas, que vai monitorar, orientar e fiscalizar motoristas de carros particulares, condutores de vans escolares e pedestres quanto à segurança e o respeito às leis de trânsito em vários pontos da cidade.

Imediações de escolas particulares e públicas estão recebendo equipes do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), para evitar que se formem gargalos no tráfego nos horários críticos de entrada e saída dos alunos. As aulas na rede municipal de ensino começaram na última terça-feira (7).

As ações do DET incluem ainda a fiscalização para impedir a parada em fila dupla contínua. Para isso, os agentes poderão montar bolsões de estacionamento nas redondezas e próximo das entradas das escolas. Entre as ocorrências mais comuns estão parar sobre a faixa destinada a pedestres e na mudança de semáforo, além de realizar retorno em local proibido.

O DET orienta ainda que os motoristas fiquem atentos às placas de sinalização, não ultrapassem os limites de velocidade, não parem ou estacionem em fila dupla e sobre a faixa de pedestres, respeitem as vagas de idosos e pessoas com deficiência e também as vagas destinadas aos transportadores escolares.

A Operação Volta às Aulas faz parte da rotina do Departamento de Engenharia de Tráfego e, a cada ano, constata-se a melhoria do trânsito nas áreas próximas às escolas, o que demonstra a eficiência das ações preventivas e regulares.

Autor: Daniel Betega