10 FEV 2023
Sabina completa 16 anos com programação especial de aniversário
Escola Parque do Conhecimento terá diversas atividades neste mês, incluindo chá revelação dos pinguins-de-magalhães
Santo André, 10 de fevereiro de 2023 - Há 16 anos, em 11 de fevereiro de 2007, Santo André inaugurou a Sabina Escola Parque do Conhecimento, local que desde então é referência para o ensino da ciência e das artes de forma interativa e divertida. Em celebração ao aniversário deste importante equipamento municipal, durante o mês de fevereiro haverá uma programação especial, incluindo oficinas, exibição de filmes no Planetário e observação noturna.

Um dos destaques será o chá revelação dos pinguins-de-magalhães recém-nascidos. Cinco filhotes nasceram no final do ano passado e o equipamento vai aproveitar a programação de aniversário para anunciar o sexo de cada um deles.

As revelações ocorrerão neste sábado (11) em frente ao Pinguinário, às 10h, 11h, 14h, 15h e 16h. A partir das 17h, no site da Sabina (sabina.org.br), terá início a votação para a escolha dos nomes de cada filhote. A votação ficará disponível até o dia 7 de abril e o resultado será divulgado no dia 8, aniversário da cidade de Santo André.

Em 2023 o robô Bit também completa 16 anos e a Sabina homenageia esse personagem tão querido e admirado pelos visitantes com uma oficina de dobradura chamada “Montando o Bit”, que ocorre neste sábado, das 10h às 11h e das 14h às 15h, no espaço atrás do Portal Coruja.

No domingo (12), a réplica de um animal pré-histórico voador brasileiro será o foco das crianças visitantes. A equipe da Sabina trará muitas curiosidades sobre a “Anhanguera” e com papel, lápis de colorir e outros apetrechos, os participantes vão montar seu próprio animal voador em formato de ventríloquo. A atividade ocorre das 10h às 11h e das 14h às 15h no espaço atrás do Portal Coruja. São 20 vagas por horário e é necessário retirar senha na recepção da Sabina.

Neste sábado, o Planetário também trará sessões especiais pelos 16 anos de Sabina. No mesmo dia, das 10h às 17h30 (exceto nos horários de exibição das sessões), o laboratório astronômico apresentará em suas lousas interativas fotos da história dos 16 anos da Sabina.

Além disso, haverá sessões em outros dias de final de semana (12, 18, 19 e 25). As sessões com audiodescrição e libras do Domingo Inclusivo ocorrem no dia 26 com três atrações.

Fevereiro é o mês do Carnaval e a Sabina não poderia ficar de fora dessa folia. Por isso, nos dias 18 e 19, haverá oficina de máscaras de carnaval com alguns dos personagens mais famosos do local como o robô Bit, os pinguins e dinossauros. As oficinas ocorrem das 10h às 11h e das 14h às 15h no espaço atrás do Portal Coruja. São 20 vagas por horário e também é necessário retirar senha na recepção.

A preservação dos animais também será tema de oficina nos dias 25 e 26. Os visitantes poderão montar animais silvestres da fauna brasileira em formato de fantoches de papel-cartão das 10h às 11h e das 14h às 15h no espaço atrás do Portal Coruja. É necessário retirar senha na recepção da Sabina para ter acesso a uma das 20 vagas disponibilizadas por horário.

Já no dia 25, às 19h, ocorrerá observação noturna realizada com os telescópios da Sabina e o uso dos binóculos para objetos do céu profundo. Já às 20h30, tem inicio a sessão de planetário: “Dois céus, uma América”. Com 200 vagas, os ingressos custam R$ 10 inteira por visitante e R$ 5 meia-entrada. Inscrições pelo link https://forms.gle/R8HyxDahV2kRvNm29 (somente pessoas inscritas participarão do evento). Em caso de tempo encoberto, somente a sessão no planetário e o laboratório astronômico estarão abertos à visitação.

Para ter acesso a mais informações e à programação completa de aniversário, basta acessar o site https://sabina.org.br/

Serviço:
Sabina Escola Parque do Conhecimento
Endereço: Rua Juquiá, s/nº - Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135)
Horário: Terça a sexta-feira, das 8h às 17h (exclusivamente para grupos escolares).
Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30 (público em geral).
Ingressos: Grátis para alunos e professores das escolas municipais e estaduais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência.
Demais visitantes: R$ 20, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 60 anos. Interessados em assistir a uma das sessões do Planetário e Cinedome de Santo André pagam R$ 30, a inteira, com direito a passeio por toda a Sabina. Já para assistir a duas sessões no Planetário o valor é de R$ 40, a inteira.
Estacionamento: Gratuito, sujeito à disponibilidade de vagas.

Autor: Caroline Terzi