13 FEV 2023
Prefeitura de Santo André recepciona Agentes de Políticas Públicas
Profissionais passaram em concurso público da Escola de Governo

Santo André, 13 de fevereiro de 2023 - A Prefeitura de Santo André recepcionou nesta segunda-feira (13) novos funcionários que exercerão o cargo de Agente de Políticas Públicas e Gestão Governamental. São 20 profissionais que passaram em concurso público da Escola de Governo do Executivo Andreense.

Os profissionais receberam uma aula magna sobre os trabalhos desenvolvidos na cidade atualmente e a respeito do projeto Santo André 500 anos. O prefeito Paulo Serra participou da cerimônia, realizada no Salão Burle Marx, e deu boas-vindas aos novos servidores.

“Temos, de uma maneira geral, a necessidade de formar gestores públicos de qualidade, já que há uma grande demanda no mercado, e acredito que será cada vez maior. Quando fui me especializar em políticas públicas não havia tantas ofertas, e hoje temos através da Escola de Governo esse importante passo, que vocês estão inaugurando agora com esta função. Entendendo a lógica da gestão, poderão trabalhar em variadas áreas, fazendo o diagnóstico e assim a diferença na vida de cada cidadão de Santo André”, comentou o prefeito Paulo Serra.

O cargo de Agente de Políticas Públicas e Gestão Governamental realizará formulação, supervisão e avaliação de políticas públicas, exercendo atividades relacionadas às áreas de planejamento, implantação e avaliação de políticas públicas, administração financeira e orçamentária, contabilidade, modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação, recursos logísticos, recursos materiais, recursos humanos, gestão de projetos, gestão de convênios e parcerias, comunicação governamental, controle e transparência de informações da gestão pública e administração patrimonial.

Nos próximos dias, os 20 aprovados passarão por um processo de integração comandado pela Escola de Governo conhecendo as diferentes secretarias da administração, espaços públicos, e demais processos governamentais, tomando conhecimento de onde trabalharão nos próximos anos. O salário inicial será de R$ 2.094,78 no primeiro ano, passando para R$ 2.161,27 no ano seguinte, e R$ 4.460,21 a partir do terceiro ano.

Os contratados irão trabalhar 20 horas semanais - com remuneração proporcional - enquanto fazem o curso superior de dois anos fornecido pela Prefeitura, e serão aprovados no estágio probatório aqueles que colarem grau no curso. Após este período, terão 40 horas semanais de trabalho.

A ação faz parte da Escola de Governo do Executivo Andreense, projeto iniciado em 2022 e que tem como objetivo incentivar o aperfeiçoamento da formação profissional dos servidores públicos, buscando formar e capacitar os profissionais para fortalecer a capacidade gerencial e a implementação de políticas públicas.

| Texto: Guilherme Menezes