16 FEV 2023
CULTURA
Biblioteca Nair Lacerda interrompe atendimento presencial para avanço das obras de recuperação estrutural
Diversas unidades da Rede de Bibliotecas de Santo André seguem disponíveis para o público

Santo André, 16 de fevereiro de 2023 – Com o rápido avanço das obras de recuperação estrutural do prédio da Biblioteca Nair Lacerda, localizada no Paço Municipal, a unidade ficará fechada para atendimento ao público a partir desta quinta-feira (16). A previsão é que o equipamento seja reaberto no segundo semestre.

As intervenções no prédio, que também abriga as secretarias de Cultura e Educação, chegarão à área interna do andar da biblioteca nos próximos dias. Estão sendo realizadas ainda a recuperação e a impermeabilização da laje de cobertura, além das recuperações estruturais da fachada. O total investido na obra é de R$ 2,5 milhões, dando sequência ao plano de recuperação do histórico complexo localizado na Praça IV Centenário.

Atendimento ao público – Diversas unidades da Rede de Bibliotecas de Santo André seguem disponíveis para atendimento presencial. Com acervo geral, há as bibliotecas Cata Preta, Cecília Meireles, Vila Humaitá, Vila Palmares e Vila Sá, além da Biblioteca de Paranapiacaba Ábia Ferreira Francisco e dos CEUs Ana Maria e Marek. Interessados podem fazer a carteirinha de associado em todas estas unidades. Para isto, basta comparecer com o documento de identificação e comprovante de endereço.

Há ainda equipamentos com acervo especializado na Casa do Olhar Luiz Sacilotto (artes visuais), na Escola Livre de Dança (dança) e no Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa (história da cidade). Endereços, telefones e horários de funcionamento estão disponíveis em http://bit.ly/3K92gmp.

Outra opção é a Biblioteca Digital de Santo André. No site, é possível consultar os mais de 209 mil itens físicos da rede, entre livros impressos, material multimídia (vídeos e áudio-livros), além dos 27 mil ebooks e artigos eletrônicos disponíveis para download gratuito. O endereço é https://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/.

O atendimento na Biblioteca Nair Lacerda segue pelo e-mail bibliotecas@santoandre.sp.gov.br para dúvidas e informações. As devoluções podem ser feitas nas demais unidades ou após a reabertura, sem aplicação de penalidade para o usuário.

História – Instalada inicialmente em 8 de abril de 1954 no Edifício Sion, localizado no número 76 da na Rua Coronel Alfredo Fláquer (junto à antiga Câmara), a biblioteca contava com acervo de 4 mil volumes. Depois da conclusão da construção do Paço Municipal, foi transferida em abril de 1970 para onde está até hoje. Atualmente, o acervo é formado por 74 mil livros e 3 mil itens multimídia.

Anteriormente conhecida como Biblioteca Municipal de Santo André, foi batizada em 8 de abril de 1987 com o nome da escritora, jornalista e tradutora Nair Lacerda, que foi diretora do Departamento de Educação e Cultura à época da inauguração e teve participação direta no desenvolvimento do equipamento, como responsável por doar parte de seu acervo pessoal para o início das atividades. Outra parte foi doada por Sérgio Milliet, diretor da atual Biblioteca Mário de Andrade, na Capital.

Projetado pelo escritório de Rino Levi, todo o Centro Cívico andreense é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) desde 2013.

Estrutura – A Biblioteca Nair Lacerda oferece espaços para leitura e pesquisa de livros, jornais e revistas e busca promover o enriquecimento cultural da comunidade pelo empréstimo de itens que compõem seu acervo de livros, gibis, material multimídia e publicações em Braille. O equipamento também desenvolve atividades culturais para diferentes públicos.

| Texto: Dérek Bittencourt e Daniela Mian
imprensa@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142