17 FEV 2023
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Santo André inicia capacitação para mulheres que dirigem ônibus, caminhões e vans
Curso gratuito é voltado a condutoras com habilitação nas categorias D e E; inscrições prosseguem até março
Santo André, 17 de fevereiro de 2023 - A Prefeitura de Santo André iniciou nesta semana a capacitação destinada exclusivamente para as mulheres habilitadas na operação de transporte da cidade, sejam ônibus, caminhões ou vans escolares. Ao final desta formação, espera-se um incremento na representatividade feminina como força de trabalho, aumentando assim a empregabilidade.

A ação de capacitação faz parte do Programa de Mobilidade Urbana de Santo André, financiado parcialmente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e acontece também em parceria com o Serviço Social do Transporte, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e a Escola de Ouro Andreense.

Uma das alunas presentes na capacitação foi Ariana Queirós, que sonha dirigir ônibus de viagem e também carretas. "Sempre me incentivei em avançar nas categorias da minha habilitação e hoje estou na D. Quando eu vi a matéria sobre a realização desta capacitação não pensei duas vezes e já fiz minha inscrição. Vou me aprimorar e realizar todos os cursos nessa grade de capacitação, pois meu sonho é guiar ônibus de turismo, e depois chegar na direção de carretas", afirma.

Vicente Donisete dos Santos é professor do Sest/Senat e destaca a importância de aprimoramentos como o que acontece para a carreira dessas mulheres. "Quando a aluna ingressa no curso, atribuímos matérias importantes que o Detran oferece, como de legislação, direção defensiva e no ultimo módulo o relacionamento interpessoal no transporte coletivo. Um dos pontos altos dessa capacitação é um simulador que as motoristas participarão e vão ter contato com a realidade da profissão", pontua.

As inscrições para a capacitação de mulheres operadoras do transporte prosseguem até o mês de março ou até terminarem as vagas disponíveis. As mulheres interessadas devem acessar a plataforma Google Forms, no link https://bityli.com/4bqLF.
Autor: Daniel Betega