22 FEV 2023
Santo André usa caminhão varredeira para ajudar na prevenção de enchentes e alagamentos
Equipamento já realizou limpeza mecanizada de 33 quilômetros de vias da cidade
Vídeos: https://we.tl/t-tL3UTzC2oK

Santo André, 22 de fevereiro de 2023 – A Prefeitura de Santo André adotou mais uma tecnologia com o objetivo de ajudar na prevenção de enchentes e alagamentos. A cidade começou a utilizar um caminhão varredeira, que realiza varrição mecanizada de vias.

O equipamento atua em conjunto com os funcionários responsáveis pela limpeza de ruas e sarjetas e, consequentemente, diminui a sujeira que vai parar nas bocas de lobo. O caminhão já fez varrição de 33 quilômetros de vias da cidade.

“Mais um equipamento novo, tecnológico e importante que estamos implementando, principalmente nesta época de chuva, para fazer a prevenção e tirar da cidade esse tipo de lixo que lamentavelmente ainda fica nas ruas e avenidas. Desta forma, vamos deixar o município mais limpo e com maior capacidade de escoar a água da chuva”, afirma o prefeito Paulo Serra, que acompanhou recentemente a máquina em serviço na Rua Sigma, na Vila Mazzei.

As ações de inteligência e monitoramento para prevenção e combate a enchentes e alagamentos da Prefeitura de Santo André contemplam ainda a instalação de bueiros inteligentes, centrais meteorológicas, câmeras de monitoramento (parte delas com foco em drenagem), fluviômetros e a implantação de um sistema integrado de gestão.

Durante vistoria na Rua do Amaro, também na Vila Mazzei, o prefeito Paulo Serra destacou a importância da inovação no combate às enchentes. Nesta via está instalado um dos bueiros inteligentes que estão sendo instalados em diversos bairros da cidade.

“Essa estrutura impede que a sujeira reduza a capacidade de drenagem e do escoamento de água. É uma tecnologia que tem ajudado nossa cidade a ser mais resistente e que outros municípios estão vindo a Santo André para conhecer. Assim, estamos exportando boas práticas e políticas públicas”, afirma o prefeito Paulo Serra.

A boca de lobo inteligente é composta por um cesto, que acumula os resíduos – sem permitir que os mesmos se encaminhem para a rede de esgoto e os rios -, e um sensor, que emite alerta quando o recipiente está cheio e necessita de limpeza. Nos próximos meses deverão ser instalados pelo menos 561 equipamentos destes.

| Texto: Dérek Bittencourt