17 FEV 2023
Semasa interdita dois bares no Jardim Las Vegas e Jardim do Estádio por perturbação de sossego
Operação contou com apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal
Santo André, 17 de fevereiro de 2023 – A Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou na tarde desta sexta-feira (17) uma adega localizada na Rua Felipo Cataruzi, no Jardim Las Vegas, e um bar na Rua dos Algonquinos, no Jardim do Estádio. A ação foi necessária, pois os locais acumulavam sucessivas autuações por ruído excessivo. A operação teve apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.

O estabelecimento do Jardim Las Vegas já era monitorado pela autarquia e realizava eventos com música eletrônica e ao vivo, em som com volume excessivo e que ocasionava a perturbação do sossego junto à vizinhança. Além disso, operava sem alvará de funcionamento, inclusive durante as madrugadas.

No total, o local já acumulava uma Advertência Ambiental e dez Autos de Infração Ambiental (multas), com valores somados de 2.850 FMPs (Fator Monetário Padrão), equivalente a R$ 14.414,73. Durante o período de autuações, nenhuma multa foi paga pelo responsável, que também não tomou as medidas necessárias para evitar o ruído ou legalizar o funcionamento do espaço. Nesta sexta, foram colocadas barreiras físicas de concreto para a interdição. A adega apresentava longo histórico de reclamações, inclusive pelas redes sociais do Semasa.

Já o bar no Jardim do Estádio, além dos problemas relacionados ao barulho, também vinha promovendo eventos com música ao vivo com interdição da via pública, especialmente aos domingos. O Semasa já havia autuado o estabelecimento, com emissão de três Autos de Infração Ambiental, que somam 750 FMPs ou R$ 3.793,50. Também foram colocadas barreiras de concreto no local.

Em Santo André, a autarquia fiscaliza a emissão de som alto em estabelecimentos comerciais, industriais e obras. Os moradores podem fazer as denúncias no site www.semasa.sp.gov.br de forma on-line (na área de Outros Serviços ao Usuário), pela Central de Atendimento telefônico, de segunda a sexta, das 9h às 16h, pelos telefones 0800-4848115 ou 4433-9300 (ligação tarifada), ou ainda pelas redes sociais do Semasa.
Autor: Paloma Alvarez