23 FEV 2023
Cooperados de Santo André recebem formação para ampliar reaproveitamento de eletroeletrônicos
Capacitação tem como foco orientar manuseio, separação, desmontagem e armazenamento corretos de aparelhos como computador, televisão e celular

Santo André, 23 de fevereiro de 2023 – As pessoas que trabalham nas cooperativas de reciclagem de Santo André estão participando de uma formação sobre manejo de equipamentos eletroeletrônicos, como celular, computador, televisão e geladeira, para ter mais segurança no trabalho e melhorar o reaproveitamento dos materiais, que são vendidos a indústrias para a confecção de novos produtos.

Realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a capacitação faz parte do trabalho técnico socioambiental das obras de construção de mais ecopontos no município.

“Com as 10 novas Estações de Coleta que chegam ao munícipio, o volume de material coletado vai ser maior, inclusive de eletroeletrônicos. Com esse curso, os cooperados vão ter mais aptidão para o manejo correto desse tipo de resíduo, podendo gerar um pouco mais de renda”, explica a engenheira ambiental e agrícola Naraisa Moura Esteves Coluna.

A capacitação envolve manuseio, separação, desmontagem e armazenamento corretos de eletroeletrônicos, que têm em sua composição metais pesados como chumbo, cádmio, mercúrio e arsênio. Eles podem causar sérios danos à saúde, principalmente ao sistemas respiratório, neurológico, digestório, hepático, cutâneo, hematológico, renal, cardiovascular e reprodutivo, além de câncer.

Outro fator importante é que, quando descartados incorretamente, poluem o meio ambiente, impactando todo o ecossistema.

Atualmente, há cerca de 80 pessoas que trabalham nas duas cooperativas de Santo André, a Coopcicla e a Cidade Limpa. Por ano, o Semasa coleta e destina aos locais mais de oito mil toneladas de resíduos secos.

Além dos cooperados, a capacitação sobre resíduos eletroeletrônicos também está beneficiando zeladores que trabalham nas Estações de Coleta do município. Esses profissionais exercem papel fundamental para orientar a população quanto ao descarte correto dos resíduos, além de receber os materiais.

Reciclagem de eletrônicos – De acordo com um relatório desenvolvido pela Universidade das Nações Unidas, o Brasil descartou, em 2019, mais de dois milhões de toneladas de eletroeletrônicos. Desse total, menos de 3% foram reciclados.

A pesquisa ainda mostra que 16% dos brasileiros descartam com certa frequência algum eletroeletrônico no lixo comum. A maioria (87%) também disse guardar algum tipo de eletroeletrônico sem utilidade em casa, sendo que mais de 30% fica com esse tipo de material por mais de um ano.

Todas as Estações de Coleta de Santo André que estão ativas atualmente recebem eletroeletrônicos. Os resíduos são encaminhados às cooperativas de reciclagem ou, quando estão em bom estado de funcionamento e conservação, são doados a instituições sociais que possuem cadastro junto ao Semasa. Além disso, em épocas estratégicas, o Semasa realiza o evento Drive-Thru de Resíduos Eletroeletrônicos. Nas quatro edições, foram coletadas mais de 12 toneladas de materiais.

Autor: Susi Elena