27 FEV 2023
Operação Sono Tranquilo fiscaliza e autua 17 estabelecimentos por perturbação de sossego
Dividida em duas etapas, ação contou com apoio da GCM e PM

Santo André, 27 de fevereiro de 2023 – Para coibir os problemas relacionados à perturbação de sossego e barulho, Santo André retomou a Operação Sono Tranquilo neste último final de semana (dias 24, 25 e 26/2). A ação foi dividida em duas etapas, contou com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar e a Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) autuou 17 locais, com emissão de oito Advertências Ambientais e nove Autos de Infração Ambiental (multa).

Em conjunto com a GCM, foram fiscalizados bares, tabacarias, adegas e casas noturnas nos bairros Vila Metalúrgica, Utinga, Parque das Nações, Centreville, Vila Humaitá, Vila Pires, Jardim e Vila Floresta. Além de atender ordens de serviço e reclamações pontuais abertas durante a operação, as equipes percorreram locais previamente monitorados e que já apresentam histórico de problemas relacionados a poluição sonora.

Já na Vila João Ramalho, Jardim Santa Cristina, Pintassilva e Morro da Kibon, a operação seguiu outra frente, com apoio da PM. Nestas localidades, a fiscalização presenciou centenas de pessoas no meio das ruas, em eventos com música ao vivo e DJ promovidos por estabelecimentos comerciais daquelas regiões. Na Vila João Ramalho, por exemplo, um imóvel de quatro andares era usado de forma irregular como tabacaria e mais de 100 pessoas estavam no local no momento da chegada das equipes.

A Operação Sono Tranquilo é realizada desde 2017 para combater ruído acima do permitido e outros delitos que perturbam o sossego da população. Além da Polícia Militar, algumas operações também podem contar também com o apoio da Polícia Civil.

Munícipes que são afetados por barulho excessivo em bares, casas noturnas, templos religiosos e escolas de samba podem abrir reclamação no site do Semasa, em www.semasa.sp.gov.br/servicos-ao-usuario/. A recomendação é de que a denúncia, feita de forma sigilosa, ocorra no momento em que acontece o problema.

Autor: Paloma Alvarez