07 MAR 2023
EMPREENDEDORISMO
Santo André oferta curso de empreendedorismo a mulheres em situação de vulnerabilidade
Circuito Mulheres Empreendedoras é realizado em parceria com o Sebrae e a Escola de Ouro Andreense
Santo André, 7 de março de 2023 – A Prefeitura de Santo André deu início nesta semana ao Circuito Mulheres Empreendedoras, iniciativa realizada em parceria com o Sebrae e a Escola de Ouro Andreense. O objetivo é promover um pacote de ações voltadas ao desenvolvimento das empreendedoras da cidade. O curso, que deu a largada no programa justamente na semana em que se comemora o Dia da Mulher, reunirá 35 mulheres em situação de vulnerabilidade que buscam um futuro melhor, em oito encontros de quatro horas de duração cada.

As equipes dos Cras (Centros de Referência em Assistência Social) são as responsáveis pela captação das munícipes que participarão da iniciativa. Por isso, não há inscrições abertas.

O curso, que teve início na última segunda-feira (6), terá 32 horas de duração e vai promover o desenvolvimento pessoal das mulheres e o conhecimento sobre gestão de negócios. A formação é realizada no Complexo Assistencial Andreense, na Vila Luzita.

A iniciativa é dividida em dois ciclos. O primeiro estimula o empoderamento das mulheres, incentivando-as a desenvolver suas habilidades socioemocionais, por meio de reflexões sobre sua trajetória, seus sonhos e sua capacidade de realização. No segundo ciclo, com duração de 20 horas e cinco dias de atividades, as participantes recebem informações sobre empreendedorismo, marketing, finanças e formalização.

“Esse curso está dentro de um guarda-chuva de ações que vamos realizar esse ano com foco nas mulheres, chamado Circuito Mulher Empreendedora. Com esta iniciativa, vamos percorrer os nove Cras (Centros de Referência em Assistência Social) da cidade levando essa oportunidade para todas as regiões”, afirma o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

“Esse curso, além das informações fundamentais sobre gestão de negócios, traz a oportunidade de empoderamento destas mulheres que estão em situação de vulnerabilidade. A gente sabe a dificuldade que a mulher tem pra conseguir a sua superação. Por isso, esse curso traz uma oportunidade para que elas possam olhar para dentro de si mesmas e perceber o potencial que têm para empreender, fazer a gestão dos seus negócios, como se colocar no mercado de trabalho e ter sucesso”, afirma o secretário de Assistência Social, Marcelo Delsir.

Para o gerente do Sebrae-SP, Paulo Cereda, a parceria entre Sebrae e Prefeitura tem tornado possível ampliar o alcance de ações que estão impactando  a vida de mulheres de toda a cidade. “Essa parceria permite que o curso chegue 100% subsidiado para as alunas, precisando apenas que elas dediquem uma das coisas mais preciosas que temos: o tempo. E junto com o tempo, a vontade de ter uma vida melhor”, afirma.

Essa vontade de melhorar é que levou Ana Glória da Silva a decidir participar do curso. Baiana de Salvador, Ana vende acarajé na Vila Luzita. Ela tem cinco filhos, um deles com deficiência. Com o dinheiro que ganha tenta sobreviver, mas a situação anda bem difícil. “Às vezes eu vendo um, tem dia que não vendo nenhum. Mas meu sonho é ter meu negócio, me estabilizar, me organizar, ter uma barraquinha bonita, onde eu possa comercializar os acarajés que eu faço de forma natural, sem farinha, com feijão que eu ponho de molho por cinco horas”, conta.

“Nós mulheres sofremos muito, somo guerreiras, por isso essa oportunidade é muito importante e eu só quero agradecer”, conclui.

Para mais informações sobre o Circuito Mulheres Empreendedoras e programação acesse: http://bit.ly/CircuitoMulheresEmpreendedoras

Texto: Paola Zanei
Foto: Helber Aggio