07 MAR 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Março Azul Marinho Pet alerta para doenças gastrointestinais em animais de estimação
Campanha conta com adesão do Departamento de Bem-Estar Animal de Santo André

Santo André, 7 de março de 2023 - O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente de Santo André aderiu ao Março Azul Marinho Pet, mês dedicado à campanha de conscientização e prevenção de doenças gastrointestinais e verminoses.

Os vermes são parasitas extremamente resistentes, capazes de sobreviver por longo tempo no solo. Além de prejudicar o animal, também oferecem risco à saúde.

Sintomas iniciais como diarréia, vômito, perda de peso, fraqueza e mudança no volume abdominal são sinais de que o pet precisa ser levado imediatamente ao veterinário para um tratamento mais adequado.

Casos mais graves podem afetar o comportamento do animal, deixando o pet letárgico, depressivo e visivelmente fraco. Animais de pequeno porte podem rapidamente se desidratar e perder peso.

A prevenção contra essas doenças está vinculada à higiene. Entre os fatores principais estão recolher as fezes do cão ou gato, manter a água sempre fresca e os recipientes limpos.

Independentemente da idade do pet, o tutor precisa se preocupar ainda com as vermifugações periódicas, conforme orientação de um médico veterinário.

| Texto: Janete Ogawa