24 MAR 2023
Santo André realiza Semana de Mobilização da Saúde Bucal
Programação contou com ações nas unidades de saúde e escolas públicas
Santo André, 24 de março de 2023 – A Secretaria de Saúde de Santo André realizou entre os dias 20 e 24 de março a Semana de Mobilização da Saúde Bucal, com atividades e palestras nas unidades de saúde, alem de escolas municipais e estaduais.

Uma boa higiene bucal diminui o risco de processos inflamatórios e infecciosos crônicos que podem agravar ou provocar algumas doenças, como a endocardite bacteriana, uma inflamação da membrana que reveste a parede interna do coração e as válvulas cardíacas.

“Promover cuidado com a saúde bucal é uma das missões das nossas unidades básicas de saúde. É super importante que as pessoas saibam dos malefícios que a má higiene bucal pode trazer, inclusive provocando outras doenças. Nossa equipe da Atenção Básica está preparada para acolher e tirar todas as dúvidas sobre o tema não apenas nesta semana, mas o ano inteiro”, comenta o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Ações simples feitas no dia a dia são a melhor forma de manter uma boa saúde bucal. Controlar a ingestão de alimentos doces é uma das recomendações. Além disso, é preciso escovar os dentes todos os dias, após cada refeição e também uma última vez antes de dormir.

Se cuidados básicos forem adotados, é possível que os bebês cheguem à adolescência e até à fase adulta livres de cáries e doenças gengivais. A atenção precoce à saúde bucal se justifica pelos custos baixos e possibilidade de impacto significativo no índice epidemiológico ao longo do tempo.
Autor: Rafaela Mazarin