24 MAR 2023
Oficina elabora diagnóstico em Santo André com base na Agenda 21 da Cultura
Atividade foi realizada em parceria com a rede global CGLU
Santo André, 24 de março de 2023 – Pontos fortes, em desenvolvimento e outros que demandam maior atenção no setor cultural em Santo André foram detectados nos dois dias de debates da oficina ‘Cultura 21 Lab’, realizada na quarta (22) e quinta-feira (23) no Salão Nobre Burle Marx, no Paço Municipal. A iniciativa, inédita no Estado de São Paulo, foi realizada pela Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Comissão de Cultura da CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos), uma rede global de municípios com sede na Espanha.

Cerca de 50 participantes analisaram as aplicações práticas do documento ‘Cultura 21 Ações/Agenda 21 da Cultura’ com base nos nove eixos temáticos: 1 - ‘Direitos Culturais’; 2 - ‘Herança, Diversidade e Criatividade’; 3 - ‘Cultura e Educação’; 4 - ‘Cultura e Meio Ambiente’; 5 - ‘Cultura e Economia’; 6 - ‘Cultura, Igualdade e Inclusão Social’; 7 - ‘Cultura, Urbanismo e Espaço Público’; 8 - ‘Cultura, Informação e Conhecimento’ e 9 - ‘Governança da Cultura’. Os temas estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU) e consideram a Cultura em conceito ampliado, além das artes e do patrimônio.

Ao final dos debates, foram apresentadas as principais questões detectadas pelos grupos em cada eixo, além de uma representação gráfica em formato de uma mandala com a avaliação realizada em Santo André em contraste com o Painel Mundial observado em 2015, referência para este diagnóstico. ‘Governança da Cultura’ foi o destaque positivo, enquanto ‘Cultura, Urbanismo e Espaço Público’ foi o tema com menor pontuação. Um relatório será entregue posteriormente pela equipe da CGLU.

As discussões foram conduzidas por Marta Llobet, enviada da Espanha pela CGLU, e José Oliveira Junior, consultor e facilitador ligado à entidade. Participaram representantes de secretarias municipais, sociedade civil, instituições como Sesc Santo André, Universidade Federal do ABC (UFABC), Fundação Santo André e Consórcio Intermunicipal do ABC, além do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).

“A oficina foi muito produtiva. O bom diálogo entre pessoas e setores diversos gera proximidade e abre muitas possibilidades”, explica Simone Zárate, secretária de Cultura de Santo André. “Mesmo sem termos o relatório final, alguns frutos já surgiram nestes dois dias, como a proposta de reativar o Grupo de Trabalho (GT) de Cultura do Consórcio Intermunicipal do ABC. Outra oportunidade aberta foi de possível parceria com a Universidade Federal do ABC para a construção e monitoramento de indicadores culturais”, completa.

O diagnóstico dialoga ainda com o programa ‘Santo André 500 Anos’, que estabelecerá as diretrizes a serem priorizadas em diversos setores, inclusive o cultural, nos próximos anos de acordo com os ODSs.

Palestras – Apresentações marcaram a abertura da oficina ‘Cultura 21 Lab. Fabio Riani Costa Perinotto, Coordenador Geral na Diretoria de Assistência Técnica a Estados, Distrito Federal e Municípios da Secretaria dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura (MinC) falou sobre ações do ministério. O tema ‘Cultura e ODS’ foi abordado, de forma online, por Jordi Pascual, coordenador da Comissão de Cultura da CGLU, e por Marta Llobet.

Na sequência, a palestra ‘Santo André 500 Anos: Planejamento Estratégico de Longo Prazo para Santo André’, foi apresentada por Mario Matiello, Daniel Buissa e Ana Paula Lepori, integrantes da equipe do programa ‘Santo André 500 Anos’ da Secretaria de Planejamento Estratégico e Licenciamento. José Oliveira Junior, consultor e facilitador da oficina, discorreu sobre ‘Ações Cultura 21 e Estrutura e Metodologia do Laboratório Cultura 21’

Santo André 500 Anos – O programa ‘Santo André 500 Anos’ propõe uma série de iniciativas de médio e longo prazos para o desenvolvimento urbano, ambiental, humano e econômico do município até 2053 – data em que Santo André completa 500 anos, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU).

| Texto: Daniela Mian
| Fotos: Alex Cavanha/PSA