27 MAR 2023
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Santo André apresenta diagnóstico da mobilidade urbana
Participação de pessoas com deficiência foi fundamental no processo de construção do Plano de Mobilidade Segura e Inclusiva
Santo André, 27 de março de 2023 - A Prefeitura de Santo André realizou nesta segunda-feira (27), no auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a apresentação do diagnóstico e do prognóstico das condições de mobilidade urbana na cidade, que compõem o Plano para a Mobilidade Segura e Inclusiva (PMSI).

Para a concretização deste plano foram elaboradas duas etapas e encontros com os grupos prioritários que possuem mobilidade reduzida: um deles foi em ambiente virtual, onde os participantes puderam destacar os problemas enfrentados e, em um segundo momento, foi realizado um encontro presencial e essas pessoas foram às ruas verificar estes problemas.

De forma geral, os principais pontos enfrentados por todos os grupos pesquisados se relacionam às calçadas do município. Para pessoas com deficiência física, principalmente usuárias de cadeira de rodas, a irregularidade ou inexistência de rampas nas esquinas é um dos fatores que mais impacta nos deslocamentos diários, fazendo com que elas transitem na própria rua até encontrar um ponto de subida para o passeio.

As irregularidades nos pisos, como ondulações, buracos e obstáculos foram problemas enfrentados por praticamente todos os grupos analisados. Esses itens dificultam o trânsito de cadeiras de rodas e pessoas com mobilidade reduzida, além de representarem um risco aos deficientes visuais já que não apresentam sinalizações de alerta, e também a deficientes cognitivos.

Em relação ao grupo de deficientes visuais, além dos obstáculos no passeio, o principal problema encontrado por eles é a inexistência de botoeiras sonoras (dispositivos sonoros) para travessia de via. Somente um cruzamento do município possui esse equipamento, na região central, e nos demais locais essas pessoas precisam aguardar alguém disposto a ajudá-los e informá-los quando o semáforo estiver fechado para os veículos.

Objetivos - O relatório em questão que compõe o PMSI é uma ferramenta essencial para orientar as políticas públicas e os investimentos necessários para melhorar a segurança no trânsito no município de Santo André.

As informações e análises apresentadas neste relatório vão ser usadas como base para a elaboração de planos de ação e estratégia para melhorar a segurança no trânsito, garantindo assim uma mobilidade mais segura. Este plano, inclusive, vai nortear o planejamento nos próximos anos para a cidade zerar as mortes causadas por acidentes de trânsito.

O PMSI é parte do Programa de Mobilidade Urbana de Santo André, financiado parcialmente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e está sendo desenvolvido por meio do Consórcio de Consultores, e constituído pelas empresas Polo Planejamento, TIS.PT, Certare Engenharia e Consultoria, Concremat Engenharia e Tecnologia e Anton Engenharia e Urbanismo.

No próximo dia 24 de abril será realizada uma audiência pública, desta vez aberta a toda a população, onde será possível construir uma análise mais macro dos problemas de mobilidade em outras regiões da cidade e apontar as soluções de curto, médio e longo prazo.

Autor: Daniel Betega