30 MAR 2023
Atividades de educação ambiental compõem programação do aniversário de Santo André
Equipe do Semasa vai promover visitas monitoradas, oficinas e cinedebate gratuitos em abril, quando a cidade completa 470 anos
Santo André, 30 de março de 2023 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, promove diversas atividades de sensibilização em abril, que integram as festividades de aniversário da cidade. O objetivo da programação é explorar temas ambientais de forma ampla pelo território. Os eventos são gratuitos e as inscrições já estão abertas em www.semasa.sp.gov.br/educambiental.

Neste sábado (1º/4), às 9h, ocorre uma visita monitorada ao Aterro Sanitário. O ponto de encontro é no próprio aterro (Rua Fernando Costa, s/n – Parque Gerassi) e os inscritos deverão calçar sapatos fechados e calças compridas. Menores de idade podem participar desde que acompanhados de um responsável.

Já no sábado após a Páscoa (15/4), às 9h30, os moradores terão a oportunidade de conhecer a trilha ambiental da 2ª Torre do antigo teleférico no Parque Natural do Pedroso. Durante o percurso, que tem dificuldade moderada, será possível observar e conhecer mais da vegetação do parque, composta por remanescentes de Mata Atlântica.

Os curtas-metragens produzidos pelos jovens do projeto Água, Câmera e Ação ganham nova divulgação em mais um cinedebate, desta vez, no Parque do Pedroso, no dia 19/4, às 14h.

No fim do mês, a equipe oferece duas oficinas “Oficina nossa mata e seus frutos: curiosidades e usos do Cambuci”. Os interessados vão conhecer mais sobre o fruto nativo da Mata Atlântica e ainda ter a oportunidade de degustar e aprender preparos e receitas. Serão duas datas, 24/4 – no Centro Público de Formação de Professores Júlio de Grammont (Parque Andreense); e 27/4, em parceria com a Escola Municipal de Educação Ambiental Parque Tangará, o Parque Escola.

Todas as informações estão disponíveis no portal www.semasa.sp.gov.br/educambiental.

Autor: Paloma Alvarez