18 ABR 2023
Educação de Santo André inicia aulas de robótica para alunos da rede municipal
Cerca de 10 mil estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental aprenderão habilidades e competências para o desenvolvimento humano e tecnológico
Santo André, 18 de abril de 2023 – Com o objetivo de reforçar o compromisso de oferecer uma educação de qualidade e inovadora, preparando os estudantes para um futuro cada vez mais tecnológico e desafiador, a Secretaria de Educação de Santo André iniciou nesta terça-feira (18) aulas de robótica para cerca de 10 mil alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A iniciativa tem como objetivo trabalhar habilidades e conteúdos previstos no Documento Curricular da rede municipal de ensino municipal, que foi elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
De acordo com o prefeito Paulo Serra, o lançamento do projeto reforça o empenho da gestão em capacitar quem será o futuro da cidade. “Santo André está completando 470 anos e o nosso presente é poder falar e cuidar de quem será o futuro. Essas aulas contribuirão na formação de nossas crianças incentivando futuros talentos. Estamos cada vez mais trabalhando para oferecer um ambiente seguro e saudável para nossos alunos”, destacou o chefe do Executivo.

As aulas de robótica atendem 64 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) com capacitação técnica e pedagógica presencial para 386 docentes e 36 monitores de inclusão digital. “Este projeto, de extrema qualidade, engloba formação de nossos alunos e profissionais da Educação que se mostraram receptivos neste desafio. Um trabalho de cunho lúdico que contribui para o desenvolvimento das crianças e que é realizado em equipe, merecendo ser apresentado em uma Olimpíada de Robótica, por exemplo”, pontuou o secretário de Educação, Almir Cicote.

A metodologia conta com kits educacionais WeDo da LEGO® Education, materiais paradidáticos individuais, apostilas de atividades e tablets com apps exclusivos, plataforma para auxílio de montagem e automação de protótipos.

“Este material nos trouxe um ganho maravilhoso, superando as expectativas de toda equipe. A robótica no contexto escolar veio para ajudar ainda mais no aprendizado", contou a professora Alessandra Aparecida das Neves Santana, que leciona para alunos do 4°ano no período da manhã e à tarde para o 5°ano.

De acordo com a docente, unir a música também contribui no processo de aprendizagem. "Utilizamos melodias com palavras chaves. A cada protótipo novo, criamos uma música e assim as crianças memorizam de maneira mais efetiva e aprendem brincando", destacou.

Com a iniciativa, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades e competências valiosas para o seu desenvolvimento humano e tecnológico. “Achei muito legal o kit que chegou para construirmos um robô pintor. Eu adoro robótica. Vou poder colocar em prática os comandos assim como nos vídeos que vejo na internet", comemorou o aluno Miguel Dias Virgulino, de 9 anos, que, assim como sua turma, participará das aulas que contribuem para estimular a criatividade, a lógica, a resolução de problemas, a cooperação e o trabalho em equipe.

Além disso, a robótica educacional possibilita a aplicação prática de conhecimentos teóricos de diferentes matérias, por meio da interdisciplinaridade, tornando o aprendizado mais atrativo e significativo. “O projeto vem para enriquecer ainda mais o aprendizado dos alunos da rede municipal. O desenvolvimento das habilidades certamente será utilizado além dos muros das escolas”, concluiu Estela Costa Varela, orientadora educacional da empresa SIM Inova Tecnologia e Educação.
Autor: Caroline Terzi