26 ABR 2023
Obras do Complexo Santa Teresinha avançam com instalação de passarela metálica
Içamento da estrutura foi realizado na manhã desta quarta e vai proporcionar segurança dos pedestres na maior intervenção de mobilidade já realizada na cidade
Vídeo: https://we.tl/t-KQQ9j9N1Qt
Santo André, 26 de abril de 2023 - As intervenções para construção do Complexo Viário e Parque Urbano Santa Teresinha continuam avançando. Na manhã desta quarta-feira (26) foi realizado o içamento e posicionamento da passarela metálica que vai compor a estrutura do novo viário. Este equipamento vai garantir a segurança dos pedestres para a travessia que vai transpor o Rio Tamanduateí.

"Avançamos para mais uma importante etapa desta que é a maior obra de mobilidade já realizada em Santo André. Agora a instalação desta passarela será um equipamento que vai garantir a segurança viária dos pedestres. O cronograma de obras prossegue e vamos acelerar as intervenções como um todo, não só do futuro complexo, mas do Viaduto Castelo Branco, obras que vão mudar a mobilidade da nossa cidade e da nossa gente", destaca o prefeito Paulo Serra.

As estruturas metálicas que compõem esta passarela foram montadas previamente em terreno do canteiro de obras localizado na Avenida dos Estados. O trabalho de içamento da superestrutura exigiu a utilização de um guindaste específico e outros equipamentos para o transporte de peças de grande porte e peso. Todo o serviço foi acompanhado pelos engenheiros responsáveis pela obra e o encaixe da superestrutura foi realizado nesta manhã.

As obras do Complexo Santa Teresinha são divididas em fases e têm o objetivo de eliminar cruzamentos da Avenida dos Estados com a saída do Viaduto Presidente Castelo Branco e a travessia do Rio Tamanduateí. Com a criação das novas alças elevadas será possível reduzir o número de cruzamentos em nível e melhorar a fluidez dos motoristas que trafegam nos dois sentidos do Viaduto Castelo Branco para acessar o primeiro e o segundo subdistritos.

Além disso, as novas pistas do Complexo Viário Santa Teresinha vão contar com acessibilidade para pedestres e ciclistas, garantindo maior segurança viária, e está prevista a criação de um parque linear sob os viadutos.

Também está em andamento a recuperação estrutural do Viaduto Presidente Castelo Branco, que liga a Avenida Prestes Maia à Avenida dos Estados e ao bairro Santa Teresinha. O tratamento das patologias das estruturas está avançando com aberturas nas lajes do viaduto para a realização de todo o trabalho de aplicação de material, visando reforço e tratamento de fissuras e trincas.

O custo de todas as intervenções, que incluem o reforço estrutural do viaduto, criação das pistas elevadas que vão eliminar os cruzamentos existentes e o parque linear, é de R$ 145 milhões. O pacote de intervenções de mobilidade conta com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Autor: Daniel Betega