27 ABR 2023
Sabina terá novo espaço interativo destinado a crianças
Área externa do equipamento abordará o tempo e seus diversos marcadores de maneira lúdica e criativa
Santo André, 26 de abril de 2023 - A Sabina Escola Parque do Conhecimento, que é referência para o ensino da ciência e das artes de forma interativa e divertida, terá novidades em breve. A Praçatempo será um novo espaço interativo na área externa do complexo, destinado a crianças de 4 a 11 anos, abordando o tempo e seus diversos marcadores de maneira lúdica e criativa.

A assinatura da ordem de serviço para início das obras ocorreu nesta quinta-feira (27), com a presença do prefeito Paulo Serra. Durante o evento, a Secretaria de Educação, em parceria com o Iprodesc (Instituto de Promoção ao Desenvolvimento Científico), apresentou o projeto que prevê mais de mil metros quadrados com diversas instalações, onde será possível aprender brincando.

“A Educação de Santo André é muito privilegiada em ter um equipamento deste porte. Este novo espaço contribuirá para conceituar ainda mais a Sabina na excelência de aprendizagem dos nossos alunos”, destacou o prefeito Paulo Serra.

Para o secretário de Educação, Almir Cicote, trata-se de mais um investimento para a área da Educação. “Mais uma conquista nas ações que temos realizado em nossa rede municipal. Temos trabalhado na melhoria dos equipamentos da Educação e revitalização das escolas, além da capacitação de nossos profissionais e alunos”, enfatizou.

O novo espaço trará diversos ambientes, como o Tempo dos Dinossauros, em que as crianças terão a possibilidade de explorar o tempo geológico por meio de fósseis de dinossauros e suas pegadas. A área tem como objetivo complementar as vivências já ofertadas na Sala da Vida, no setor de Paleontologia.

Os visitantes poderão ter acesso a informações sobre a vida dos seres que habitaram o planeta em diversos momentos a partir da área da Idade das Árvores, por meio dos anéis de crescimento das árvores, a partir de suas linhas concêntricas.

Com a novidade, a Sabina contará com ambientes onde as crianças poderão perceber a relação entre o tempo de oscilação do balanço e seu comprimento (Tempo dos Balanços); atração em que será possível conhecer a base de funcionamento de espelhos esféricos, fornos solares e radiotelescópios (Tempo das Parabólicas); experimento para compreender como a percepção do som pelo nosso cérebro, aliada à comunicação (Tempo do Som) e experimento que desafiará as crianças a descobrirem onde estará a cesta do basquete giratório após o lançamento da bola (Tempo Futuro).

Na área do Espaço-Tempo de Einstein, com um simples pula-pula, crianças e adultos verão como a deformação do espaço-tempo, criado pela gravidade de corpos de grande massa, pode alterar até mesmo o tempo e a trajetória da luz no espaço.

O público terá ainda acesso a um mobiliário urbano (Montanha) inspirado no relevo do Pico da Neblina, no Alto Amazonas, que possibilita aos visitantes se recostarem e às crianças escalarem e escorregarem. E, assim como na Montanha, as crianças serão convidadas a escalar e explorar um pequeno quebra cabeças de madeira. Nele, passarão por um labirinto de entradas incertas e alguns possíveis caminhos para chegar até a outra extremidade. Essa atração estimula a criatividade, estratégia, imaginação, noção de tempo e coordenação motora.

Ainda com o tema escalada, as crianças serão convidadas a escalar e explorar o tempo das nuvens, dos pássaros e do Sol através do teto vazado da casa. Nela, terão uma grande câmera de observação que terminará com o retorno ao solo (Casa Silo).

Além de todas as demais atrações, as crianças também serão convidadas a explorar um dos elementos essenciais para a manutenção da vida no planeta Terra: a água.

“É uma honra estabelecer mais uma parceria a partir deste novo espaço na Sabina. É muito importante esse incentivo na metodologia de aprendizagem”, pontuou o presidente do Iprodesc, Carlos Armando de Oliveira Machado.

Revitalização – Durante o evento desta quinta-feira, o prefeito Paulo Serra anunciou mais quatro unidades de ensino que serão as próximas a serem revitalizadas: Emeief Dr. Júlio Pignatari, no Jardim Teles de Menezes; Emeief Carlos Vicente Cerchiari, na Vila Progresso; Emeief Prof. Celestino Bourroul, no Jardim Vila Rica e Emeief Profa. Francisca Helena Furia, no Recreio da Borda do Campo.

“Essas revitalizações representam o processo permanente de qualidade e melhoria nas nossas escolas. Assim construímos o futuro da nossa geração de andreenses com a formação que a gente deseja”, concluiu o prefeito Paulo Serra.

| Texto: Caroline Terzi
| Fotos: Alex Cavanha/PSA