15 MAI 2023
Santo André abre 520 vagas gratuitas para oficinas culturais
Inscrições para projeto Territórios de Cultura começaram nesta segunda; programa conta com 25 atividades em diversos pontos da cidade

Santo André, 15 de maio de 2023 – A Secretaria de Cultura de Santo André abriu nesta segunda-feira (15) as inscrições para oficinas do projeto Territórios de Cultura 2023. São 520 vagas disponíveis para 25 atividades gratuitas, que têm previsão para serem iniciadas em junho. A intenção do programa é articular ações de formação cultural ou artística contemplando todo o município.

As oportunidades são para oficinas de diversas linguagens, como maracatu, capoeira, rap (ritmo e poesia), danças urbanas, dança contemporânea, dança do ventre, história em quadrinhos, contação de história, teatro para adolescente, teatro para a terceira idade, violão, flauta doce, viola caipira, canto, desenho e aquarela.

As linguagens estão distribuídas entre os 15 bairros contemplados com atividades desenvolvidas em equipamentos municipais: Paranapiacaba, Vila Palmares, Cata Preta, Parque Andreense, Vila Sá, Vila Humaitá, Vila Floresta, Jardim Alzira Franco, Jardim Marek, Jardim Santo André, Jardim Ana Maria, Parque Erasmo Assunção, Vila Linda, Jardim Santo Alberto e Campestre.

Mais informações e ficha de inscrição estão disponíveis no link http://acesse.santoandre.br/OficinasTerritorios2023. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail territorios.culturaz@gmail.com ou pelo telefone 4438-5021. É possível se inscrever em mais de uma oficina; para isso, é necessário acessar novamente o formulário.

Sobre - O Projeto Territórios de Cultura foi criado em 2017 como reestruturação do projeto Emiacidade, ampliando modalidades e linguagens a partir de um conceito amplo de cultura e selecionando orientadores através de convocatórias públicas.

Tem por objetivo articular ações de sensibilização cultural ou artística a partir dos conceitos de democratização, descentralização de ações de formação cultural, provocação e instauração de novas formas de pensar e produzir cultura, valorização da memória cultural da cidade e contribuição para mapeamento cultural contínuo.

O projeto propõe flexibilidade de dias e horários conforme os espaços e propostas dos orientadores, que também propõem modelos de atuação em diferentes formatos. Além das oficinas e workshops, o Territórios de Cultura realiza mostras descentralizadas, sarau e encontros entre turmas, e integra a Mostra Artístico Pedagógica no fim do ano no Teatro Municipal.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142