22 MAI 2023
Santo André reforça parceria com Instituto Janeth Arcain
Cerca de 120 alunos da rede municipal de ensino recebem aulas de basquete duas vezes por semana

Santo André, 20 de maio de 2023 - O esporte segue como ferramenta de transformação na vida dos alunos da rede municipal de educação de Santo André. A manhã deste sábado (20) foi marcada por muita alegria para 120 alunos de quatro unidades escolares, que participaram do evento de entrada oficial para o Instituto Janeth Arcain (IJA), que oferece aulas de basquete para as crianças.

As aulas são ministradas por profissionais de Educação Física Escolar, das 12h às 13h, duas vezes por semana, atendendo 30 alunos por unidade escolar, e acontecem desde 2019.

“Esta parceria com a Janeth e seu instituto é de suma importância para o desenvolvimento das nossas crianças. Ficamos felizes com o prosseguimento do projeto, que visa colocar o esporte como ferramenta para o bem dos alunos”, destaca o prefeito Paulo Serra.

O projeto acontece em quatro Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental): Luiz Sacilotto, Elisabete de Leonardi, Cidade Takasaki e José Maria Sestilio Mattei, onde ocorreu o evento de apresentação deste sábado.

Além das aulas de basquete, o projeto conta com algumas ações. A primeira delas é a cerimônia de entrega dos kits esportivos fornecidos pelo IJA, como mochila, squeeze, camiseta, meias. O evento deste sábado trouxe ainda uma apresentação detalhada do projeto para as famílias dos respectivos alunos e a possibilidade de conhecer a estrela Janeth Arcain, multicampeã da modalidade.

"Me sinto como uma cidadã andreense e o desenvolvimento do projeto vem trazendo benefícios para todas as crianças e suas famílias, e é isso que quero entregar para a cidade de Santo André", afirma a ex-jogadora Janeth Arcain, idealizadora do instituto.

IJA - Fundado em 2002, o Instituto Janeth Arcain já auxiliou mais de 50 mil pessoas. O programa IJA nas Escolas conta com projetos que acontecem simultaneamente, beneficiando todos os alunos que participam da iniciativa, incluindo ensino do Esporte, com ações relacionadas à saúde bucal, preservação do meio ambiente, alimentação saudável e adequada à prática esportiva, entre outras iniciativas.

| Texto: Guilherme Menezes