30 MAI 2023
CULTURA
Orquestra de Viola Caipira de Santo André e Rita Bastos são atrações no Cine Carlos Gomes
Apresentações serão na quinta e na sexta, às 20h, com entrada gratuita

Santo André, 30 de maio de 2023 – Nesta semana o Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, em Santo André, receberá duas atrações musicais. Na quinta-feira (1º) se apresentará a Orquestra de Viola Caipira da cidade; e na sexta-feira (2) a atração será a cantora Rita Bastos, com o show ‘Dois Tempos’. Nos dois dias as apresentações terão início às 20h, com entrada gratuita. Indicação livre.

Com 25 integrantes, a Orquestra de Viola Caipira é formada por munícipes que aprenderam a cantar e tocar viola nas oficinas ministradas pelo professor Leandro de Abreu desde 2011. Desde então já se apresentaram em vários espaços da cidade, como o Teatro Municipal, o Saguão do Teatro, e os Centros Educacionais de Santo André (Cesas), bem como o Festival de Inverno de Paranapiacaba e eventos beneficentes locais.

No repertório do show desta quinta-feira, às 20h, músicas caipiras desde as raízes, na década de 1930, até variações do sertanejo dos anos 1980, passando por todas as vertentes do ritmo, como toadas, guarânias, cateretês e pagodes de viola, entre outros.

Novo trabalho - Já na sexta-feira, às 20h, a cantora e compositora Rita Bastos apresentará o show ‘Dois Tempos’, baseado no seu mais recente álbum. Lançado em 2022 em todas as plataformas digitais pelo selo da gravadora Atração, o trabalho foi contemplado pelo PROAC Edital 16/22 no projeto de circulação de shows de lançamento pelo interior do Estado de SP.

Com canções autorais e de compositores da cena paulistana como Daniel Coelho, Thiago Melo e Hilda Maria, o álbum ‘Dois Tempos’ teve parte das músicas compostas durante o período da pandemia. Nele, a cantora mostra suas influências do jazz, da bossa nova e do pop.

Filha da cantora Vânia Bastos e do cantor e compositor Passoca, Rita Bastos foi criada em ambiente musical em Ribeirão Pires, onde estudou violão, piano e canto desde muito jovem. Em 2010, mudou-se para São Paulo e passou a fazer shows em pequenos espaços abertos para música autoral em São Paulo e a ministrar aulas de canto, profissão que exerce até hoje. Em 2015 foi contemplada pela Lei Rouanet no projeto de gravação de seu primeiro álbum ‘Pode Ser’, circulando com shows do projeto pelo estado de SP através do PROAC-ICMS em 2016.

Serviço:
Apresentações musicais no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes
Data: 1º/5/23 (quinta-feira) | Orquestra de Viola Caipira de Santo André
Data: 2/5/23 (sexta-feira) | Show ‘Dois Tempos’, com a cantora e compositora Rita Bastos
Endereço: Rua Senador Fláquer, 110 - Centro
Indicação: livre