05 JUN 2023
SEMASA
Bate-papo no Semasa discute processos educativos no contexto da emergência climática
Atividade gratuita integra programação do Junho Verde
Santo André, 5 de junho de 2023 - Para ampliar as discussões sobre os processos educativos participativos e que, de fato, engajem à mudança social, por meio do método da pesquisa-ação e relacionado às temáticas das mudanças climáticas, a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove um bate-papo sobre o assunto, no próximo dia 14/6. Gratuito, o encontro integra a agenda do Mês do Meio Ambiente - Junho Verde, e as inscrições já estão abertas em www.semasa.sp.gov.br/educambiental.

A pesquisa-ação é uma metodologia bastante utilizada em processos educacionais e possibilita que o educador ou pesquisador intervenha em uma problemática e mobilize os participantes para uma resolução conjunta e participativa, de modo que todos possam se engajar de fato nos processos de tomadas de decisões para a solução do problema ou situação.

Neste contexto e com foco nas situações que envolvem a emergência climática atual, o Semasa convida para o bate-papo a Dra. Renata Ferraz de Toledo que também é pós-doutora em educação pela USP e pesquisadora e editora da Revista Ambiente & Sociedade. A pesquisadora abordará um pouco mais sobre a metodologia da pesquisa-ação, seus princípios, práticas e potencialidades em processos educacionais.

As discussões, trabalhos e soluções para mitigar e reduzir os prejuízos que as mudanças climáticas têm provocado na sociedade são foco e tema das ações do Programa Santo André 500 Anos, conduzido pela Prefeitura de Santo André.

“Por isso, o bate-papo procura atrair educadores, gestores públicos, estudantes e outros pesquisadores das diversas áreas de conhecimento para que se pensem ações que possam ser colocadas em prática no âmbito municipal. A atividade humana como um todo é a grande responsável pelas mudanças climáticas e a participação social aliada à mudança de atitude para um futuro seguro e sustentável são urgentes”, explica a gerente de educação e mobilização ambiental do Semasa, Elaine Cristina da Silva Colin.

O encontro integra o projeto Tardes Interativas, conduzido pela Educação Ambiental do Semasa, além de estar inserido nas formações da Escola de Ouro Andreense. A atividade ocorre presencialmente, no Auditório do Semasa (Avenida José Caballero, 143 - Centro) e as vagas são limitadas.

Cinedebate - Já no dia 23, ainda sob a mesma perspectiva temática das mudanças climáticas, a autarquia promove o Cinedebate “Emergência climática, recursos hídricos e conservação de nossas florestas”. Serão exibidos curtas-metragens produzidos pelos jovens participantes do Projeto Água, Câmera e Ação, cujas temáticas se relacionam ao tema principal. O objetivo é promover o debate a partir das produções.

O Cinedebate ocorrerá a partir das 14h, no auditório do Consórcio Intermunicipal ABC, e as inscrições também estão abertas. Toda a programação do Junho Verde está disponível em www.semasa.sp.gov.br/junhoverde

Autor: Paloma Alvarez