06 JUN 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Eventos marcam aniversário de 20 anos do Parque Nascentes de Paranapiacaba
No Dia Mundial do Meio Ambiente, Santo André assina termo de cooperação técnica, entrega cadeiras adaptadas para trilhas e inaugura sinalização da Rota da Madeira

Santo André, 5 de junho de 2023 - Três eventos marcaram o aniversário de 20 anos do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, em Santo André, comemorado nesta segunda-feira (5), data em que se celebra também o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A programação na vila inglesa começou no Galpão das Oficinas, com a assinatura do Plano de Trabalho Vinculado ao Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Santo André, por meio Secretaria de Meio Ambiente, e a Fundação Florestal de São Paulo.

O convênio estipula a realização de atividades integradas de gestão, fiscalização e proteção da macrozona da Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba e do Parque Estadual da Serra do Mar, além da conservação da Mata Atlântica. Consta ainda dentro do perímetro de atuação o estímulo às atividades de Educação Ambiental; incentivo às ações de pesquisa científica; e preservação e conservação o patrimônio histórico e cultural.

Na sequência foram entreguem seis cadeiras adaptadas para trilhas, uma doação do Governo de São Paulo à Secretaria da Pessoa com Deficiência de Santo André, que teve a participação da secretária adjunta da Pessoa com Deficiência do município, Valéria Marcelino. Os interessados  deverão se dirigir até o Centro de Visitantes do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba (Rua Direita, nº 371) de terça a domingo, das 9 às 16h.

A cerimônia comemorativa terminou com a inauguração da nova sinalização da Rota da Madeira, criada e desenvolvida pelo servidor da Secretaria de Meio Ambiente, Eric Lamarca. Os 36 km de extensão receberam placas de fibra de vidro a cada 4 km com mensagens motivacionais de autores famosos. Os painéis de entrada foram instalados nas proximidades do Locobreque e no largo da Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba.

A Rota da Madeira surgiu no início do Século XX, quando houve uma queda na produção internacional do carvão mineral por conta da Primeira Guerra Mundial. Como o mercado brasileiro era dependente deste tipo de matriz energética para alimentar a via férrea, a madeira foi a solução encontrada para não parar a produção. Assim, a madeira que era usada esporadicamente na construção e manutenção de moradias, passou a ser explorada de maneira mais intensa. E um dos principais escoamentos do produto era a Rota da Madeira, em Paranapiacaba.

"Nada mais justo que comemorar este dia aqui na Vila, com todo seu ambiente histórico. Importante ressaltar o trabalho ambiental que é feito na cidade. As áreas verdes são motivo de muito orgulho, com um trabalho feito com muito carinho", disse o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

20 anos - O Parque Nascentes de Paranapiacaba foi criado em 5 de junho de 2003 através de decreto municipal para proteger a paisagem natural, as nascentes do Rio Grande e o patrimônio histórico e cultural. A unidade de conservação possui 400 hectares e uma reserva da Mata Atlântica no entorno da vila inglesa. Possui um percurso propício para a prática de esportes radicais e caminhadas nas cinco trilhas abertas à visitação: Hortências, Gravatás, Pontinha, Mirante e da Comunidade. Por causa da proximidade com a Serra do Mar, a densa neblina transformou o cenário em mais uma atração para os turistas.

| Texto: Janete Ogawa