06 JUN 2023
EMPREGO
Feirão do Emprego e Inclusão Produtiva de Santo André recebeu quase 20 mil currículos
Iniciativa, que disponibilizou 3,2 mil vagas, registrou 28 mil acessos no site e presença de aproximadamente 3 mil pessoas
Santo André, 6 de junho de 2023 - Cerca de 19,5 mil currículos foram entregues pessoalmente ou enviados via site por trabalhadores em busca de uma colocação no mercado de trabalho durante o primeiro Feirão de Emprego e Inclusão Produtiva de Santo André, que aconteceu dia 26 de abril, no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, e continuou até dia 1º de maio em formato virtual.

Trinta e três empresas participaram da iniciativa que ao todo disponibilizou 3 mil vagas para serem preenchidas. Das empresas participantes, cinco estiveram presentes apenas no formato virtual. Os resultados contabilizados desde o dia do evento foram apresentados às empresas participantes em reunião realizada nesta terça-feira (6). Entre 26 de abril e 1º de maio, 27.829 pessoas acessaram o site do Feirão para enviar virtualmente seu currículo.

A Coop, rede de supermercados e drogarias andreense, foi a mais procurada por quem preferiu participar pela internet, com 3.125 acessos, seguida pela empresa também andreense Rheferência Recursos Humanos, com 2.154 acessos, e pelo CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), que registrou 1.547 acessos.

“Foi muito importante para o CIEE esta participação no Feirão. Nós atendemos mais de 400 jovens presencialmente. E isso é um resultado que está acima do que costumamos perceber, justamente porque está acima do engajamento que houve na região e o comparecimento do pessoal no local à procura de oportunidade de estágios. Houve bastante encaminhamentos depois do evento e este feedback que estamos recebendo da organização do Feirão é muito importante para nós”, disse a consultora de atendimento às empresas do CIEE, Taila Rodrigues França

Entre os que procuraram por emprego, até o momento 96 candidatos já passaram pelos processos seletivos das empresas. “Temos mantido contato com a maioria das empresas participantes. Vinte, das 30 empresas que participaram do Feirão, têm dado retorno sobre o andamento dos processos de seleção. No entanto, cada empresa tem seu processo e seu tempo de duração e muitas estão formando banco de candidatos para futuras contratações. Mas acreditamos que esse número será ainda maior”, disse a diretora do Departamento de Apoio ao Trabalhador da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Maria de Lourdes Lopes.

Inclusão Produtiva – O Feirão do Emprego e da Inclusão Produtiva não disponibilizou somente vagas de postos de trabalho, mas também qualificação profissional e uma série de serviços para melhoria da qualidade de vida das pessoas em vulnerabilidade social, que compõe a política de inclusão produtiva andreense.

O candidato encontrou estandes com informações sobre oportunidades de qualificação da Escola de Ouro Andreense, orientações sobre empreendedorismo e acesso ao microcrédito. Também estava disponível o serviço de orientação, cadastramento e atualização do CadÚnico, acesso aos serviços sociais ofertados pela Prefeitura e também a programas estaduais e federais.

A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania disponibilizou os serviços d do programa Cidadania Itinerante e a Faculdade Anhanguera participou do evento com os cursos de enfermagem, fisioterapia e nutrição, oferecendo à população tipagem sanguínea, aferição de pressão, teste de glicemia, massagem e orientação nutricional.

A página de serviços no site do Feirão registrou 1,3 mil acessos.

Texto: Paola Zanei
Foto: Alex Cavanha