07 JUN 2023
CULTURA
Cine Theatro Carlos Gomes terá sábado com forró, contos juninos e Festival Multicultural
Equipamento cultural de Santo André entra em ritmo de festa junina com programação gratuita das 10h às 19h
Santo André, 7 de junho de 2023 – O clima das festas juninas chegará ao Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, em Santo André, neste sábado (10), com o evento ‘Arrumadinho do Carlos Gomes’. A programação diversificada terá início às 10h, com a apresentação de causos e contos juninos com o grupo Tricotando Palavras. Durante todo o dia o público poderá conferir a edição especial junina do Festival Multicultural, que reunirá empreendedores da economia criativa da cidade.

A programação terá ainda o espetáculo de teatro mamulengo ‘As Presepadas de Gitirana no Terreiro de Dona Dindinha’, com o Coletivo Fanfarrosas (11h), aula aberta de forró com Araci Santos (14h) e mais uma edição do ‘Cada um Belisca um Pouco’, destinado aos amantes do forró pé de serra no mesmo horário. E a banda ‘Forró da Macaxeira’ encerra a programação às 18h. Indicação: livre. Grátis.

Durante todo o dia, das 10h às 20h, a edição especial junina do Festival Multicultural reunirá os empreendedores criativos e produtores locais dos mais variados segmentos da economia da cultura da cidade, que agradarão diversos estilos e paladares. Entre os expositores presentes, brechós, vestuário, artes plásticas, discos de vinil, decoração, além de produtos de cambuci e comidas e bebidas. Durante a programação serão realizadas rodadas de bingo gratuito.

Às 10h, a atração serão os causos e contos juninos com o grupo Tricotando Palavras. Com muito humor, emoção e música, o grupo leva o público a uma viagem pelo sertão nordestino, onde são narrados causos e lendas. Entre as histórias estão a história do Bumba Meu Boi, festejo que é comemorado em junho, marcando o ciclo junino, além de causos engraçados que fazem parte da cultura tradicional brasileira.

O Coletivo Fanfarrosas apresentará o espetáculo de teatro mamulengo ‘As Presepadas de Gitirana no Terreiro de Dona Dinhinha’, às 11h. O enredo traz situações e causos da sociedade, dando protagonismo a figuras populares e distintas do cotidiano. Benedite, vendedora ambulante, Rosquelina e seu boi fujão, Padre Lobrobró e a cobra Gitirana formam um grupo que só arruma confusão. Uma grande festa, cheia de encantaria, brincadeiras e memórias, que mescla as culturas nordestina e paulista.

Forró – O forró dará o tom do evento a partir das 14h, com a aula aberta com Araci Santos para quem já dança e para quem nunca dançou. Um forró dançado em condução compartilhada, no qual todo mundo pode conduzir e ser conduzido, independente de gênero.

Também às 14h o público poderá aproveitar a edição especial do ‘Cada um Belisca um Pouco’, projeto criado por Tércio Emo Gomes que reúne DJs, dançarinos e amantes do forró pé de serra, no qual os participantes trocam experiências e dançam ao som da discotecagem de um DJ convidado ou DJ do projeto, onde cada um apresenta sua playlist e um repertório musical de bandas que estão no circuito e achados da música popular brasileira.

E a banda Forró da Macaxeira encerra a programação a partir das 18h apresentando mulheres em cena que tocam e cantam a cultura nordestina, com um repertório animado de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e outros artistas, passando pelo xote, baião, forró arrasta pé, maracatu e coco.

Serviço:
Arrumadinho do Carlos Gomes – evento especial de festejos juninos
Data: 10/6/23 (sábado), das 10h às 19h
Local: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes
Endereço: Rua Senador Fláquer, 110 - Centro
Festival Multicultural com participação dos empreendedores criativos e produtores locais, espetáculo de teatro mamulengo, causos e contos juninos, aula aberta de dança, ‘Cada um Belisca um Pouco’ (forró pé de serra) e show com a banda ‘Forró da Macaxeira’

10h às 19h – Festival Multicultural
10h – Causos e Contos juninos com o grupo Tricotando Palavras
11h – Espetáculo de teatro mamulengo ‘As Presepadas de Gitirana no Terreiro de Dona Dinhinha’, com o Coletivo Fanfarrosas
14h – Aula aberta de forró com Araci Santos
14h às 18h - ‘Cada um Belisca um Pouco’, encontro de DJs de forró