12 MAI 2010
Academia do Conhecimento vai qualificar mais 1,5 mil servidores até o final deste ano

O Projeto Academia do Conhecimento vai qualificar mais 1,5 mil servidores técnicos e administrativos de diversas áreas da Prefeitura de Santo André até o final deste ano.

A partir do próximo dia 17, eles começarão a ter aulas em dois módulos do Programa de Formação de Líderes, ministrados por professores e nas dependências da Fundação Santo André, parceira do projeto.

Os módulos são os seguintes: Motivação e Trabalho em Equipe  e Administração de Conflitos.  Cada um tem carga de nove horas divididas em aulas semanais de três horas.

“A reflexão sobre os temas propostos nestes dois módulos é fundamental para o desenvolvimento de habilidades voltadas para a  melhoria dos serviços públicos”, afirma Tânia Mara Gomes Moura, líder do Projeto e diretora assistente do Departamento de Recursos Humanos (DRH), vinculado à Secretaria de Administração e Modernização da Prefeitura de Santo André.

Tânia observou ainda que as inscrições foram abertas nesta segunda-feira (3), por meio de trabalho compartilhado entre o DRH e gerentes de diversos departamentos da Prefeitura, responsáveis pela inscrição dos participantes.

Balanço 2010
Somente neste ano, cerca de 900 funcionários da Prefeitura de Santo André já passaram pelo Projeto Academia do Conhecimento, entre fevereiro e abril. Deste total, metade são secretários, secretários adjuntos, diretores, assistentes de diretores, gerentes, coordenadores e encarregados que passaram pelo programa de Formação de Líderes.

Além disso, cerca de 450 integrantes da Geração de Trabalho de Interesse Social (GTIS) participaram de módulo sobre orientação profissional, cidadania e qualidade de vida, com 20 horas de duração.

Balanço 2009
No ano passado, 3,9 mil servidores participaram do Projeto Academia do Conhecimento. Destes, 500 participaram do Programa de Formação de Líderes e 700 integrantes da GTIS passaram por módulo de orientação profissional, cidadania e qualidade de vida.

Outros 2,7 mil servidores técnicos, administrativos e operacionais foram contemplados com 12 aulas magnas de duas horas e meia de duração, realizadas no salão social do Primeiro de Maio Futebol Clube.

Chega a 4, 8 mil, portanto, o número de servidores que já participaram de alguma ação do Projeto Academia do Conhecimento desde seu lançamento em setembro de 2009.

Sobre o Projeto Academia do Conhecimento
Marca da administração Aidan Ravin para a valorização do servidor, o Projeto Academia do Conhecimento é inovador no universo da administração pública brasileira.

Seu objetivo é proporcionar oportunidades de desenvolvimento e qualificação profissional aos funcionários da Prefeitura de Santo André por intermédio da oferta de programas que contemplam os mais diversos níveis hierárquicos.

Parceiros
Concebido pela Secretaria de Administração e Modernização de Santo André em parceria com a Secretaria de Educação e Formação Profissional e com o Centro Universitário Fundação Santo André, o projeto tem os seguintes parceiros: Sesi, Senai, Senac, Ciesp, Acisa, Caixa Econômica Federal, jornais DCI e Diário do Grande ABC, Coop, Strong Educacional, FGV, Universidade Federal do ABC, UniABC, Universidade Metodista e Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria e Centro Universitário Fundação Santo André.

André Marcel de Lima
05/05/2010