Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Santo André e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Santo André
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
FAQ / Perguntas e Respostas Frequentes
Perguntas Frequente sobre o Bilhete Único
- A confecção dos cartões é gratuita ou tem algum custo? Qual o valor?

A primeira via do cartão Bilhete Único Andreense é gratuita. Apenas em caso de roubo, ele será substituído de forma gratuita ao usuário, mediante apresentação de Boletim de Ocorrência Policial.
Em caso de perda ou danificação do cartão pelo mau uso, a segunda via será obtida mediante ao pagamento do valor equivalente a 10 passagens de ônibus (R$ 33,30)

- A troca de ônibus pode ser feita em qualquer ponto ou deve ocorrer nos terminais?

A integração para outro ônibus poderá ser realizada em qualquer ponto da cidade.

- Como devem proceder idosos moradores de outras cidades?

O benefício da gratuidade para o transporte coletivo de passageiros para os idosos que tenham entre 60 e 65 anos é válido apenas para os moradores de Santo André.
No caso dos idosos que tenham mais de 65 anos, o direito ao transporte gratuito é garantido independente do local onde mora.
Mesmo que esses usuários poderão utilizar o transporte coletivo de forma gratuita, apenas mostrando o RG, a Administração faz o convite a todos para confeccionarem o seu cartão Bilhete Único Andreense, sem custo algum, para melhor conforto e rapidez na hora do embarque.
Tal cartão poderá ser feito na sede da Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André), na Avenida Industrial, 600, conjunto 1C, telefone 4435-5408, localizada no interior do Grand Plaza Shopping.
- Mesmo existindo uma linha que atenda o meu destino, posso utilizar outra combinação de linhas por serem mais rápidas?

Sim. O usuário poderá utilizar até 3 linhas de ônibus, dentro do prazo de 1h30, para chegar ao seu destino da forma que achar mais cômoda e rápida.

- Na solicitação da primeira via do cartão Bilhete Único Andreense, já posso colocar quantos créditos eu desejar? Ele fica pronto na hora?

O cartão do Bilhete Único Andreense ficará pronto na hora e deverá ser abastecido com um número mínimo de 5 passagens.

- Não possuo o cartão, onde posso fazer o meu Bilhete Único Andreense Comum?

Com o seu RG e CPF originais em mãos, na sede da Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André), na Avenida Industrial, 600, conjunto 1C, telefone 4435-5408, localizada no interior do Grand Plaza Shopping.

- O Bilhete Único Andreense poderá ser utilizado nas linhas intermunicipais (EMTU)?

Não, neste primeiro momento, o Bilhete Único Andreense poderá ser utilizado somente nas 48 linhas que compõem o sistema municipal.

- O Bilhete Único Andreense poderá ser utilizado no trem (CPTM)?

Não, neste primeiro momento, o Bilhete Único Andreense poderá ser utilizado somente nas 48 linhas que compõem o sistema municipal.

- O Bilhete Único Andreense poderá ser utilizado no trólebus (Corredor ABD)?

Não, neste primeiro momento, o Bilhete Único Andreense poderá ser utilizado somente nas 48 linhas que compõem o sistema municipal.

- O cartão do Bilhete Único Andreense é apenas para meu uso ou posso emprestar para outra pessoa?

O Bilhete Único Andreense é pessoal e intransferível.

- O estudante poderá integrar-se nas linhas de acordo com a necessidade de deslocamento ou ficará a critério da Aesa quais linhas deverá utilizar?

Sim, o estudante poderá fazer a integração com qualquer linha de ônibus, desde que ela não retorne para o bairro de origem.

- O que é o Bilhete Único Andreense?

O Bilhete Único Andreense é o novo cartão para transporte coletivo municipal que dá direito ao usuário utilizar, no prazo de 1h30, até três linhas diferentes de ônibus para chegar ao seu destino, pagando uma única tarifa.
Aos finais de semana, este tempo de integração é de 2 horas.

- Para fazer o trajeto de volta, tenho de pagar nova passagem?

Sim, para o retorno valem as mesmas regras da ida, ou seja, até 3 linhas de ônibus (no período de 1h30) pagando somente uma tarifa.

- Posso fazer a integração inclusive na mesma linha de ônibus?

Não. O direito ao uso de 3 ônibus pelo prazo de 1h30 pagando uma única passagem dar-se-á por sentido, não sendo possível o usuário pegar a mesma linha de ônibus, já que isto será considerado como volta.

- Posso utilizar o sistema com o cartão municipal que já possuo (Cartão Urban Pass)?

Sim. O atual cartão municipal – Urban Pass, em todas as suas modalidades, trará os mesmo benefícios do Bilhete Único Andreense até que todos sejam trocados pelo novo cartão. Somente depois deste período, de aproximadamente 4 meses, é que ele não será mais aceito.

- Quais e quantos são os tipos de Bilhete Único Andreense?

Comum, Vale Transporte, Estudante, Especial e Melhor Idade.

- Qual o procedimento para fazer o Bilhete Único Andreense Estudante?

O estudante que já possui o cartão que dá direito a meia passagem faz a troca pelo novo cartão apenas no 2º semestre de 2013, quando precisar comprar novos créditos. Enquanto isso ele poderá se beneficiar das vantagens do Bilhete Único Andreense utilizando o cartão Urban Pass que já possui. O local para a compra de novos créditos e troca do cartão estudante é a sede da Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André), na Avenida Industrial, 600, conjunto 1C, telefone 4435-5408, localizada no interior do Grand Plaza Shopping.

- Qual o procedimento para fazer o Bilhete Único Andreense Vale Transporte?

O Bilhete Único Andreense Vale Transporte será encaminhado para sua empresa. Enquanto isso, o trabalhador poderá utilizar o cartão atual com os benefícios do Bilhete Único Andreense.

- Qual o procedimento para fazer o Bilhete Único Especial e o Bilhete Único Melhor Idade?

Os usuários que já possuem o cartão municipal que dá direito a gratuidade no transporte coletivo municipal deverão fazer a troca pelo novo cartão no saguão do Teatro Municipal de Santo André, ao lado da Prefeitura, respeitando o seguinte cronograma:
Nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março, comparecer de 10/06 até 12/07/2013,
Nascidos nos meses de abril/maio e junho, comparecer de 15/07 até 16/08/2013,
Nascidos nos meses de julho/agosto e setembro, comparecer de 19/08 até 20/09/2013,
Nascidos nos meses de outubro/novembro e dezembro, comparecer de 23/09 até 25/10/2013.
Quem ainda não possui o cartão municipal, que dá direito a gratuidade no transporte coletivo municipal, deve providenciá-lo no período de 10/06 a 25/10/2013, e desde que obedeça todas as condições legais previstas, conseguirá a sua obtenção no posto localizado no saguão do Teatro Municipal de Santo André, ao lado da Prefeitura.
Após este período, deverá se dirigir até a sede da Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André), na Avenida Industrial, 600, conjunto 1C, telefone 4435-5408, localizada no interior do Grand Plaza Shopping.

- Quando eu viajo partindo do meu bairro com destino ao centro da cidade, posso usar outra linha para seguir para o bairro vizinho?

Sim, você só não poderá pegar outra linha para um bairro diferente daquele que você saiu inicialmente. A integração só não valerá caso a nova linha volte para o seu bairro de origem.

Quando o Bilhete Único Andreense começa a valer?

A partir de 10/06/2013.

Avaliar Informação
Perguntas freqüentes - Serviços
Como devo proceder em caso de infestação de pragas urbanas? Posso solicitar uma vistoria em imóvel de terceiros?

Qualquer cidadão tem o dever de comunicar o poder público sobre infestação de praga urbana. Você pode entrar em contato com a prefeitura através do Fone Fácil (0800 019 19 44 / ou 156); através dos pontos de atendimento; ou solicitar diretamente o serviço através do link abaixo:
https://www.santoandre.sp.gov.br/SIA/PortalServico/Informacao/frmGuiaServico.aspx?Id=552

Como faço uma carteira do Sistema Único de Saúde (SUS)?

O Cartão do SUS pode ser adquirido gratuitamente por qualquer cidadão brasileiro. Para fazer o seu, basta se dirigir até uma unidade de saúda mais próxima de sua residência, portando os seguintes documentos pessoais: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e número de PIS/PASEP (se tiver).

Como posso solicitar a fiscalização de empresas?

É muito simples. Basta entrar no link abaixo e responder o questionário informando detalhadamente o problema.
https://www.santoandre.sp.gov.br/SIA/PortalServico/Atendimento/frmNovoPedido.aspx?Id=204

Como posso solicitar a fiscalização de obras particulares?

Para solicitar a fiscalização de obras particulares é necessário entrar em contato com a prefeitura através do Fone Fácil (0800 019 19 44 / ou 156); através dos pontos de atendimento; ou solicitar diretamente o serviço através do link abaixo:
https://www.santoandre.sp.gov.br/SIA/PortalServico/Atendimento/frmNovoPedido.aspx?Id=203

Como posso solicitar a remoção de uma árvore que causa transtornos e oferece risco a segurança dos transeuntes.

Para solicitar o serviço de remoção de árvores é necessário entrar em contato com a prefeitura através do Fone Fácil (0800 019 19 44 / ou 156); através dos pontos de atendimento; ou solicitar diretamente o serviço através dos links abaixo, de acordo com a sua necessidade:
Árvores que impedem o acesso à garagem
https://www.santoandre.sp.gov.br/SIA/PortalServico/Informacao/frmGuiaServico.aspx?Id=235
Árvores com risco de queda
https://www.santoandre.sp.gov.br/SIA/PortalServico/Informacao/frmGuiaServico.aspx?Id=590
Árvores mortas, secas ou com doenças
https://www.santoandre.sp.gov.br/SIA/PortalServico/Informacao/frmGuiaServico.aspx?Id=234
Árvores que causam danos ao patrimônio público ou privado
https://www.santoandre.sp.gov.br/SIA/PortalServico/Informacao/frmGuiaServico.aspx?Id=236
Remoção de árvores em parques e praças
https://www.santoandre.sp.gov.br/SIA/PortalServico/Informacao/frmGuiaServico.aspx?Id=237

Como posso solicitar o serviço de poda de árvores para a prefeitura?

Para solicitar o serviço de poda de árvores é necessário entrar em contato com a prefeitura através do Fone Fácil (0800 019 19 44 / ou 156); através dos pontos de atendimento; ou solicitar diretamente o serviço através dos links abaixo, de acordo com a sua necessidade:
Interferência na rede elétrica
https://www.santoandre.sp.gov.br/SIA/PortalServico/Informacao/frmGuiaServico.aspx?Id=225
Interferência na iluminação pública e sinalização viária
https://www.santoandre.sp.gov.br/SIA/PortalServico/Informacao/frmGuiaServico.aspx?Id=226
Interferência em edificações
https://www.santoandre.sp.gov.br/SIA/PortalServico/Informacao/frmGuiaServico.aspx?Id=227
Poda em árvores de parques
https://www.santoandre.sp.gov.br/SIA/PortalServico/Informacao/frmGuiaServico.aspx?Id=228
Poda de árvores
https://www.santoandre.sp.gov.br/SIA/PortalServico/Atendimento/frmNovoPedido.aspx?Id=161

Como solicito a castração do meu gato ou cachorro de estimação?

A castração é um procedimentodefinitivo, que não possuicontraindicações. Por meio dela é possível evitar crias indesejadas e previne o abandono de filhotes. Castrar o animal garante uma série debenefíciospara ele e para seu dono —diminuindoinclusive aschances de fugade cães e gatos.
Ao acessar o link abaixo você encontrará todas as informações necessárias para solicitar esse serviço.
https://www.santoandre.sp.gov.br/SIA/PortalServico/Informacao/frmGuiaServico.aspx?Id=592

Como solicito a limpeza e manutenção de praças e parques?

Para solicitar este serviço você deve entrar em contato com a prefeitura através do Fone Fácil (0800 019 19 44 / ou 156); através dos pontos de atendimento; ou solicitar diretamente o serviço através do link abaixo:
https://www.santoandre.sp.gov.br/SIA/PortalServico/Atendimento/frmNovoPedido.aspx?Id=95

Como solicito o serviço de manutenção de vias esburacadas?

Para solicitar este serviço é recomendável juntar o maior número de informações sobre o local. Faça o pedido através do Fone Fácil (0800 019 19 44 / ou 156); ou solicite diretamente o serviço através do link abaixo:
https://www.santoandre.sp.gov.br/SIA/PortalServico/Atendimento/frmNovoPedido.aspx?Id=166

É possível solicitar a remoção de veículos e carcaças de veículos abandonados em vias públicas?

Para solicitar este serviço é recomendável juntar o maior número de informações sobre o local, o veículo e seu estado de conservação. Faça o pedido através do Fone Fácil (0800 019 19 44 / ou 156); através dos pontos de atendimento; ou solicitar diretamente o serviço através do link abaixo:
https://www.santoandre.sp.gov.br/SIA/PortalServico/Informacao/frmGuiaServico.aspx?Id=350

Posso solicitar a fiscalização e limpeza em terrenos baldios particulares? Como devo proceder neste caso?

Qualquer cidadão tem o dever de comunicar o poder público sobre a existência de terrenos baldios, públicos ou particulares, que contenham entulho, lixo orgânico ou mato grande atraindo pragas urbanas. Você deve entrar em contato com a prefeitura através do Fone Fácil (0800 019 19 44 / ou 156); através dos pontos de atendimento; ou solicitar diretamente o serviço através do link abaixo:
https://www.santoandre.sp.gov.br/SIA/PortalServico/Informacao/frmGuiaServico.aspx?Id=266

Avaliar Informação
Perguntas Frequentes – Portal Transparência
Com qual freqüência o Portal da Transparência é atualizado?

A atualização do Portal é feita em tempo real, permitindo a consulta de informações detalhadas sobre as execuções orçamentárias da prefeitura de Santo André.

De onde são obtidos os dados do Portal da Transparência?

Os dados são extraídos do Sistema Operacional da Prefeitura, portanto as informações são dinâmicas para Receitas e Despesas. Outras informações são extraídas do próprio site da Prefeitura e algumas informações estão em formato pdf.

Os dados referentes aos servidores estão no Portal da Transparência?

Sim. Há uma planilha com todos os servidores e servidoras da Prefeitura de Santo André, seus respectivos cargos e órgãos de lotação.

Quais informações podem ser encontradas no Portal da Transparência?

No Portal estão disponíveis as informações sobre o Executivo Municipal, onde é possível obter dados sobre: Orçamentos, Receitas, Despesas, Balanços, Prestação de Contas da LRF, Contratos de Gestão, Compras, Educação Fiscal, Legislação e Funcionários.

Quais órgãos devem divulgar os dados nas páginas de transparência?

Todos os órgão e entidades da Administração Direta e Indireta (Autarquias, Fundações, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista) do Poder Executivo devem manter, em seus respectivos sítios na Internet.

Avaliar Informação
Seta
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia