Cursos oferecidos para os alunos da rede municipal estarão com inscrições abertas a partir da volta às aulas, em 2016
Santo André, 4 de dezembro de 2015 - Cerca de dois mil alunos da rede municipal de ensino, com idade entre 6 e 10 anos, participaram da mostra de final de ano dos cursos que fazem parte das ações complementares da Educação. Em evento realizado no palco do Centro de Formação de Professores Clarice Lispector e no Ginásio do Parque Celso Daniel, eles mostraram o que aprenderam com o projeto Educa Geral, que oferece aulas de dança, teatro, circo, ginástica artística, artes visuais, taekwondo e capoeira no horário paralelo ao das aulas, ou seja, no contraturno.Os estudantes das escolas municipais poderão se inscrever nas novas turmas para o ano que vem, a partir da volta às aulas. As opções são dança, teatro, circo, ginástica artística, artes visuais, taekwondo e capoeira.
Para se inscrever basta procurar um dos onze CESAs (Centros Educacionais de Santo André) da cidade. De acordo com a coordenadora de Projeto Especiais, Cláudia Felician de Lima, as atividades do Educa Geral atuam de forma complementar, visando ampliar o horário de permanência dos alunos na escola, além de possibilitar outras oportunidades de aprendizagem através de diferentes linguagens. “As atividades favorecem também o desenvolvimento da comunicação, da sociabilidade, do raciocínio lógico, entre outros”, acrescentou.
As apresentações dos alunos de dança, teatro, circo e ginástica artísticas, bem como a exposição dos trabalhos produzidos pelas turmas de artes visuais aconteceram nos dias 25,26 e 27 no Centro de Formação de Professores. Já os alunos de taekwondo e capoeira se apresentaram no Ginásio Celso Daniel.
Sobre a Secretaria de Educação
O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade, bem como a alfabetização, a elevação de escolaridade e a formação profissional de jovens e adultos. Para isso, a rede municipal de ensino é composta por 32 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).
Nas creches, são atendidas atualmente 5.865 crianças de três meses a 3 anos de idade e 1.236 com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.
Nas salas de Educação de Jovens e Adultos, a EJA, estão matriculadas 2,8 mil pessoa e na EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos – Formação Integral Continuada), que oferece formação profissional com elevação de escolaridades, são atendidas 353 pessoas. Na Formação Integral Continuada (FIC), que oferece apenas formação profissional sem elevação de escolaridade, são atendidas aproximadamente 540 pessoas.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Links:
Mais informações para a imprensa:
Paola Zanei: apmzaneiEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.