A importância das abelhas e a idéia inovadora da agroecologia familiar são os temas das atividades; ainda é possível se inscrever
Santo André, 21 de setembro de 2016 - Nesta sexta-feira, dia 23, o Parque Escola vai realizar duas oficinas inéditas: uma sobre a importância das abelhas nativas e outra sobre a Comunidade do ABC de Apoio à Agroecologia Familiar. As atividades, gratuitas, fazem parte da programação mensal do espaço cuja missão é promover a educação ambiental e a sustentabilidade. Inscrições e informações pelo telefone 3356-9056
Na oficina sobre as abelhas nativas, às 8h30, os inscritos poderão saber mais sobre os principais insetos polinizadores do planeta, que tem um papel de fundamental importância para a reprodução das flores e a produção de alimentos na agricultura. Serão passadas informações sobre as abelhas sem ferrão e como fazer uma isca atrativa para o desenvolvimento de uma nova colmeia. Para facilitar o entendimento, o Parque Escola possui duas colméias de abelhas sem ferrão, formadas em caixas de madeira, desenvolvidas para que possam ser observadas por dentro, com função pedagógica.
No período da tarde, às 14h, é a vez da oficina que vai apresentar a ideia da Associação Comunidade de Apoio a Agroecologia Familiar do ABC, que propõem um sistema de sustentação agrícola baseado na participação dos consumidores. A proposta do grupo tem objetivos como garantir o abastecimento de alimentos orgânicos na cidade, fazendo com que o consumidor assuma também a responsabilidade da produção. Isto acontece por meio da cotização do orçamento do agricultor, com o levantamento de todos os gastos para uma produção e a divisão desse vamor entre cotistas. Além disso o sistema pretende valorizar o trabalho da agricultura, implementar um novo paradigma de produção agrícola, bem como treinar o valor da confiança nas pessoas e trabalhar com a questão da prevenção de doenças e manutenção da saúde
Parque Escola - O Parque Escola de Santo André tem boa parte dos seus 50 mil metros m² ocupados por plantas originárias da Mata Atlântica, em uma área que é desconhecida de muita gente que nasceu na cidade. Foi criado em 1997, para a educação ambiental e sustentabilidade, por isso o espaços tem os estudantes como seu maior público. No entanto, o Parque Escola mantém uma programação mensal aberta à população, com oficinas, cursos e palestras, sempre voltados para botânica, sustentabilidade e reciclagem.
Além do bosque, que tem pista de caminhada aberta o dia todo, o espaço possui, por exemplo, cactário, viveiro de plantas carnívoras, composteiras, pomar, horta orgânica, estufa de mudas e muito mais. O endereço é Rua Anacleto Popote, 46, Valparaíso. Telefone: 3356-9060 ou 3356-9056
Serviço
ENTENDENDO A COMUNIDADE DO ABC DE APOIO A AGROECOLOGIA FAMILIAR
30 vagas
23 de setembro
Das 14h às 17h
Com certificação no final.
ABELHAS NATIVAS
23 de setembro
das 8h30 às 11h
Público alvo: adulto
30 vagas
Com certificação no final.
Serviço
Parque Escola
Local: rua Anacleto Popote, 46
Bairro Valparaíso
Telefone: 3356-9060 ou 3356-9056
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Sobre a Secretaria de Educação
O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade, bem como a alfabetização, a elevação de escolaridade e a formação profissional de jovens e adultos. Para isso, a rede municipal de ensino é composta por 32 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).
Nas creches, são atendidas atualmente 6,8 crianças de três meses a 3 anos de idade e 693 com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) são atendidas neste ano aproximadamente 18,6 mil crianças de 6 a 10 anos e 8,7 mil com idade entre 3 e 5 anos.
Nas salas de Educação de Jovens e Adultos, a EJA, serão atendidas este ano cerca de 4 mil pessoa e na EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos – Formação Integral Continuada), que oferece formação profissional com elevação de escolaridades, deverão ser atendidas aproximadamente mil pessoas. Na Formação Integral Continuada (FIC), que oferece apenas formação profissional sem elevação de escolaridade, por meio de cursos livres, devem passar duas mil pessoas em 2016.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 25,028 bilhões, sendo o 25º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Paola Zanei – 4433-0133
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.