Cidade se tornou referência na instalação do Via Rápida Empresa (VRE) e REDESIM
Santo André, 20 de dezembro de 2019 - A Prefeitura de Santo André se tornou referência quando o assunto é licenciamento de empresas. Nesta sexta-feira (20), a Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego recebeu uma comitiva de Jundiaí/SP, no prédio do Executivo, que veio para entender o funcionamento e tirar dúvidas referentes ao Via Rápida Empresa (VRE) e REDESIM.
Esta é a quinta vez que Santo André recebe outros municípios para trocar experiências a respeito do sistema. Em outras ocasiões, a Prefeitura já recebeu as cidades de Diadema, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São José dos Campos.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a implantação do sistema na cidade foi fundamental para a desburocratização. “Estamos muito contentes por termos nos tornado referência a respeito do VRE. Ficamos muito orgulhosos por recebermos essas comitivas de outras cidades e as orientarmos, sempre com muita alegria, para que elas possam implementar rapidamente este sistema que transformou a nossa realidade de abertura e encerramento de empresas”, disse.
O sistema integra todo o fluxo de abertura da empresa, desde a emissão do CNPJ até as licenças de funcionamento. A instalação garante a entrada única de dados, transparência dos processos, racionalização na fiscalização, integração dos órgãos e segurança da informação. Atualmente, uma atividade de baixo risco de operação na cidade de Santo André consegue emitir as licenças muitas vezes em menos de um dia.
Desde outubro, o sistema VRE também passou por uma integração nacional para tornar o processo sincronizado com a Receita Federal. A Jucesp (Junta Comercial do Estado e São Paulo) passou a integrar o padrão REDESIM juntamente com os demais estados do país, tornando todo o processo de formalização de empresas em uma entrada única. Tal medida aumentou e facilitou a troca de dados com os demais órgãos e entidades em nível municipal, estadual e federal, ratificando o nosso compromisso de sempre atender com qualidade e responsabilidade.
A implantação do novo sistema proporcionou aumento no número de análises de viabilidades, por meio do cruzamento automático com a Lei de Zoneamento, mais empresas classificadas como de baixo risco, processos mais inteligentes que agilizam as análises de empresas em locais de grande porte e foco da fiscalização nas atividades de alto impacto e maior complexibilidade.
Texto: Renan Muniz