Atividade prepara educadores que lecionam para alunos inscritos na XXIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
Santo André, 10 de fevereiro de 2020 - Professores do ensino fundamental que atuam na rede pública ou privada e lecionam para alunos inscritos na XXIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), podem participar gratuitamente do minicurso preparatório promovido pelo Planetário de Santo André, localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento.
A OBA é um evento anual realizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), que em 22 anos de existência contou com mais de 8,5 milhões de participantes e distribuiu cerca de 40 mil medalhas. Este ano, a prova, que é realizada na própria escola onde o aluno estuda, acontece no dia 15 de maio.
Para os professores interessados em participar do curso, há duas opções de data, 15 e 29 de fevereiro, ambas no sábado. São duas horas de duração, com início às 8h e término às 10h. No entanto, quem deseja participar do minicurso já neste sábado, 15 de fevereiro, precisa fazer a inscrição até quinta-feira (13), ou enquanto houver vagas. Os interessados na data de 29 de fevereiro podem se inscrever até 27 de fevereiro.
Em sua oitava edição, o minicurso de astronomia oferecerá 230 vagas por sábado, sendo 60% das vagas para professores da rede municipal de Santo André e 40% para os demais educadores. Entre os temas que fazem parte do programa estão: geocentrismo e heliocentrismo, pontos cardeais rotação, equador terrestre, fases da Lua, translação, estações do ano, constelações, galáxias , nebulosas e aglomerados solares, entre outros pontos.
A atividade prática será sobre o uso da carta celeste para identificação das estrelas e constelações, solicitada em provas anteriores na Olimpíada Brasileira de Astronomia.
Todos os professores do Ensino Básico também poderão participar, porém, os assuntos abordados serão focados nos conteúdos direcionados para estudantes do Ensino Fundamemtal que participarão do evento. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo link https://forms.gle/JzbsVLiNfQ3XQz5u7. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 4422-2017.
OBA – A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que em 2020 chega à 23ª edição, é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Agência Espacial Brasileira e o Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações. A competição é aberta para participações de escolas públicas ou privadas.
Para que os alunos possam participar, a unidade precisa se cadastrar no site da www.oba.org.br, indicando um professor como contato. Os educadores interessados também devem inscrever sua instituição no site, onde consta o regulamento completo.
Santo André – Desde a implementação do Planetário em Santo André, em 2013, a cidade vem aumentando a cada ano a participação dos alunos da rede pública municipal na Olimpíada Brasileira de Astronomia. Além disso, o quadro de medalhas acumuladas nesses anos ultrapassa 1.500, sendo a cidade de Santo André a única no Brasil a possuir mais medalhas na rede pública municipal, se comparada com a quantidade de medalhas obtidas pela rede particular do município.
Minicurso preparatório para professores com alunos inscritos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Inscrições gratuitas pelo site até 13 de fevereiro ou enquanto houver vagas (para o minicurso do dia 15) ou até 27 de fevereiro ou enquanto houver vagas (para o minicurso do dia 29).
Data: 15 de fevereiro de 2020 ou 29 de fevereiro de 2020, das 8h às 10h.
Local: Planetário e Cinedome de Santo André, situado na Sabina Escola Parque do Conhecimento.
Endereço: Rua Juquiá (entre os números 135 e 153), Vila Eldízia - Santo André SP
Mais informações: (11) 4422-2001
Texto Paola Zanei
Foto: Ângelo Baima