Encerramento da mobilização será no sábado (15) no calçadão da rua Coronel Oliveira Lima
Santo André, 14 de fevereiro de 2020 – Nesta quinta-feira (13), a estação Prefeito Celso Daniel - Santo André da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) recebeu o Dia D de mobilização contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. As pessoas que passaram pelo local tiveram a oportunidade de aprender diferentes medidas de prevenção, sintomas característicos das doenças, além de conhecer o ciclo evolutivo do mosquito (ovo, larva, pupa e mosquito alado). A iniciativa, organizada pela Secretaria de Saúde, faz parte da campanha estadual de combate ao Aedes.
A ação ocorre estrategicamente no período pré-carnaval, em que há grande fluxo de pessoas se deslocando para outras cidades e estados, para sensibilizar a população sobre a necessidade do combate do criadouro.
“Várias regiões do país e do estado apresentam números relevantes de casos das doenças ligadas ao Aedes e o fluxo de pessoas no carnaval é intenso por conta desse feriado importante. Se o destino é uma casa ou apartamento que não é muito utilizado, faça uma vistoria minuciosa a procura de possíveis criadouros e os elimine. Mantenha-se alerta, use repelentes de ambiente e repelentes de pele. Traga apenas boas lembranças da sua viagem de Carnaval”, comentou a diretora de Vigilância à Saúde, Dra. Ana Lucia Ferreira Oliveira Meira.
O município de Santo André possui uma população de aproximadamente 720 mil habitantes e a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, realiza trabalho permanente com ações educativas visando tornar o munícipe um aliado consciente da sua importância e autonomia no combate ao vetor.
O Departamento de Vigilância à Saúde orienta a população sobre a importância de procurar água parada em lugares inusitados e que não costumamos dar atenção como os trilhos do portão, ralos ou vaso sanitário sem uso frequente, já que todo ponto que propicie acumulo de água, seja um saco plástico ou objeto descartável, pode ser um possível foco do mosquito. Locais como potes de água para animais, floreiras em varandas, reservatório de água para pássaros, reservatório de água da geladeira (geralmente localizados na parte de trás), reservatório de água da máquina de lavar, aparador de água de filtros de parede, hortas e vasos nas janelas e sacadas também merecem atenção e não podem ser esquecidos.
O trabalho de combate ao Aedes precisa ser contínuo, por isso, a administração atua com várias frentes entre elas, a “Brigada Contra o Aedes” que possui mais de 260 órgãos cadastrados e 780 brigadistas treinados para o controle. As escolas municipais, estaduais e particulares além de contar com brigadistas capacitados para desenvolver a função, recebem materiais educativos para servir de apoio ao discurso a ser utilizado junto aos pais e alunos.
É importante denunciar aqueles que colocam em risco a saúde de outras pessoas mantendo possíveis criadouros do mosquito, registrando reclamação no telefone 0800 019 1944.
Para encerrar a semana de mobilização, neste sábado (15), o calçadão da rua Coronel Oliveira Lima vai contar com um tenda com profissionais da vigilância que vão tirar dúvidas e apresentar os principais casos de acertos e erros no combate ao Aedes.
Texto: Rafaela Mazarin