29 JUN 2022
GCM realiza Operação Bairro Seguro na rua Carijós
Guardas civis promoveram ação ostensiva com objetivo de reduzir os índices de criminalidade nesta região
Santo André, 29 de junho de 2022 – A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André realizou três dias consecutivos de ações ostensivas na rua Carijós, abrangendo os bairros Vila Linda, Jardim do Estádio e Jardim Las Vegas. As equipes especializadas da Romo (Rondas com Motocicletas) e Romu (Rondas Ostensivas Municipais) realizaram ações de bloqueio para averiguações em carros, motos e pedestres.

“O diagnóstico preciso e análise criteriosa dos boletins de ocorrência permitem que possamos realizar as operações focadas e direcionadas em várias regiões da cidade. Nosso objetivo é saturar a criminalidade, proporcionando para os andreenses um aumento na sensação de segurança, mostrando que nosso efetivo está diariamente nas ruas", destacou o Secretário de Segurança Cidadã, Edson Sardano.

Neste mês de junho, a Operação Bairro Seguro percorreu também as regiões de Utinga, Camilópolis, Santa Teresinha, Vila Sá e Jardim Helena, além dos três bairros atendidos nesta semana nas ações de saturação da criminalidade.

Mais de 30 ocorrências foram atendidas pelas equipes da GCM durante os três dias de ação ostensiva. Entre as ocorrências atendidas pela corporação estão a recuperação de aparelhos celulares roubados e a apreensão de entorpecentes.

Investimentos - Neste ano a Prefeitura de Santo André lançou diversas medidas para ampliar a segurança na cidade, como aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar em 30%, com investimento de R$ 5 milhões nas operações.

O pacote contempla ainda novas câmeras pela cidade, aquisição de drones para auxiliar no monitoramento dos bairros e o projeto de lei que oficializa o programa Vizinhança Solidária, incorporando ações da Prefeitura, e incluindo ainda a Associação de Amigos da Polícia Militar e os tutores do programa ao Conselho Municipal da Segurança.

Autor: Daniel Betega