28 JUL 2022
DESTAQUES
Santo André formaliza acordo pela sustentabilidade com a Rede Global ICLEI
Principal objetivo é a elaboração do Inventário Ambiental de Gases Efeito Estufa e ações de sustentabilidade relacionadas ao Programa Santo André 500 anos
Santo André, 28 de julho de 2022 - A Prefeitura de Santo André deu um novo passo rumo à agenda global pela sustentabilidade, retomando sua parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, organização internacional que atua na temática urbano-ambiental. O convênio com o ICLEI foi assinado neste mês de julho pelo prefeito Paulo Serra e formaliza a participação de Santo André em uma rede com mais de 2.500 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. Santo André já foi associada ao ICLEI, em 2005.

O principal objetivo dessa retomada é a realização do Inventário Ambiental de Gases Efeito Estufa (GEE). O Inventário de GEE medirá a quantidade de emissões do município, no intuito de determinar quais instrumentos e ações serão necessários para mitigar ou neutralizar o carbono emitido no território. O ICLEI é hoje a organização que adota a metodologia aceita internacionalmente quanto à elaboração do Inventário de GEE e por isso a retomada da parceria é primordial.

“Alinhados no tempo e no propósito, o Programa Santo André 500 Anos contempla o desenho de estratégias que possam atender localmente este compromisso global. Dentre essas estratégias, destaca-se a concepção de um Plano Municipal de Combate às Mudanças Climáticas, para o qual será necessário, enquanto premissa técnica, realizar o Inventário de GEE”, explica o superintendente da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Gilvan Junior.

"Ao reafirmar seu compromisso com o ICLEI – principal rede global de governos locais e subnacionais dedicada ao desenvolvimento sustentável, a cidade de Santo André demonstra comprometimento com o avanço da ambição climática rumo à neutralidade de carbono. Se une a mais de 2.500 cidades em mais de 130 países de todo o mundo, também comprometidas com o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, resiliente, circular, equitativo e centrado nas pessoas. Santo André tem ampliada ainda a oportunidade de acesso a projetos, recursos, capacitações, eventos e troca de experiências nacionais e internacionais, com reflexos na mitigação e adaptação à crise climática e em mais inclusão e qualidade de vida para as comunidades”, aponta o secretário executivo adjunto do ICLEI América do Sul, Rodrigo Corradi.

“Esse convênio nos municia de informações técnicas importantíssimas para planejarmos o futuro de Santo André e alinhar o município às necessidades ambientais para contribuir ainda mais com as premissas ecológicas globais”, reforça o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

Entre os principais objetivos da parceria estão a conexão a uma rede mundial de governos locais que trabalham pela sustentabilidade ambiental e, principalmente, à subrede específica de governos que tratam de Áreas Protegidas Locais. O ICLEI ainda oferecerá uma curadoria especializada ao município em temáticas urbano-ambientais alinhadas às necessidades da cidade de Santo André. Além disso, a equipe da Prefeitura de Santo André poderá participar das capacitações do ICLEI, que ocorrem uma vez ao ano nos temas relacionados a gases de efeito estufa, análises de riscos climáticos e planos de ação climática.

| Fotos: Alex Cavanha/PSA