28 JUL 2022
SEMASA
Semasa entrega horta comunitária no Jardim Cristiane e beneficia 40 famílias
Voltada aos moradores do condomínio, implantação faz parte de projeto de gestão integrada de resíduos

Santo André, 28 de julho de 2022 - Cerca de 40 famílias que residem no Conjunto Habitacional Jardim Cristiane (no bairro de mesmo nome) serão beneficiadas com a nova horta comunitária, implantada pela Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), e oficialmente entregue nesta quinta-feira (28). A instalação do equipamento integra série de ações voltadas a melhorar a gestão de resíduos em habitações coletivas de interesse social e contou com a presença do superintendente do Semasa, Gilvan Junior, além de crianças do prédio, que auxiliaram na plantação.

A iniciativa da autarquia, conhecida como Girs (Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental) Condominial em Habitação de Interesse Social, realiza uma série de atividades que visam diagnosticar e sanar problemas ambientais relacionados à geração de resíduos.

“A partir deste projeto buscamos também aperfeiçoar a coleta seletiva e oferecer práticas de educação e sensibilização ambiental, permitindo que os moradores se apropriem das questões ambientais do condomínio, ampliando as iniciativas sustentáveis nestes conjuntos de moradias”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

A horta tem cinco canteiros em alvenaria e foi adquirida por meio de compensação ambiental, ou seja, sem custo para o poder público. Além do equipamento em si, a empresa responsável também forneceu todos os insumos para o plantio, como mudas, terra, adubo e outros. Durante seis meses será realizado o acompanhamento junto dos moradores. A nova horta comunitária vai produzir legumes, hortaliças e ervas aromáticas – como manjericão, alecrim, salsa e outras – que poderão ser usadas por todos os moradores do local.

A síndica Delania Ângela de Mezes, de 50 anos, aprovou o novo espaço e conta que vai procurar incentivar as crianças a participarem dos cuidados com a plantação. “É importante incentivá-los a participar deste tipo de iniciativa, cuidar das plantas e do espaço em que convivemos, inclusive recolhendo um lixo jogado de forma errada. Além disso, vamos poder aproveitar para consumir direto do nosso ‘quintal’, o que é bom pra todos”, afirma.

O próximo passo é oferecer uma oficina de compostagem, que concluirá o ciclo de formações de sensibilização ambiental. A oficina vai trazer conhecimentos sobre como transformar resíduos orgânicos gerados pelos próprios residentes em adubo, que poderá ser utilizado na horta, colaborando para a qualidade dos alimentos cultivados e também para a redução dos resíduos úmidos gerados no condomínio. Com a horta, os moradores terão acesso a alimentos de qualidade e que, como serão produzidos no próprio espaço, poderão trazer economia às famílias, além de contribuir para uma alimentação mais saudável para todos.

Eloá Isabela do Nascimento, de 10 anos, participou do plantio da manhã desta quinta e estava feliz em colocar a mão na terra e ajudar. “Achei muito legal e vou ajudar a cuidar. O que mais gosto é da alface”, diz.

O conjunto habitacional também já está participando do Meu Condomínio Recicla, outro projeto do Semasa, que visa ampliar o volume de resíduos secos que são encaminhados para a reciclagem junto às cooperativas parceiras do município. O Girs Condominial no Jardim Cristiane é realizado em parceria com o MDDF (Movimento de Defesa dos Direitos dos Moradores em Núcleos Habitacionais de Santo André) e com a Emhap (Empresa Municipal de Habitação Popular).

O Semasa também já iniciou ações do Girs Condominial no condomínio da CDHU Jardim Ipanema, localizado nas ruas Aluísio de Castro e Damasco (no bairro Jardim Ipanema). Ali, 260 famílias já participaram de um diagnóstico preliminar que procurou compreender o comportamento dos munícipes na geração de resíduos e problemas ambientais e a autarquia também implementou o Meu Condomínio Recicla.

Moradores de Habitações de Interesse Social que queiram conhecer o Girs Condominial podem entrar em contato pelo número 4433-9090. Como cada conjunto tem características e situações próprias, a equipe do Semasa avaliará cada caso para determinar quais ações poderão ser realizadas nos locais.

| Texto: Paloma Alvarez
imprensasemasa@semasa.sp.gov.br / 4433-9003