06 SET 2022
Unidades de saúde de Santo André recebem capacitação com foco na segurança do paciente
Ação envolveu profissionais de todas as UPAs da cidade e do Samu

Santo André, 6 de setembro de 2022 - Profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santo André receberam nesta terça-feira (6) a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente, implementado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), responsável pelos serviços de urgência e emergência da cidade.

A ação tem como foco promover trabalho integrado entre os gestores do SUS, os conselhos profissionais na área da saúde e as instituições, priorizando a segurança do paciente em serviços de saúde com enfoque multidisciplinar.

O núcleo pretende criar cultura de segurança, com execução sistemática e estruturada dos processos de gerenciamento de risco e a integração com todos processos de cuidado que já existem nos serviços de saúde.

A primeira reunião do núcleo ocorreu nesta terça na UPA Bangu e contou com a participação de representantes das demais UPAs da cidade, profissionais do Samu e da SPDM. Todos os equipamentos vão receber o regimento, realizar a implantação do mesmo, eleger os membros da comissão e passar a realizar reuniões mensais ou sempre que julgarem necessário.

Autor: Anderson Fattori